Prefeitura apresenta projetos para a COP 30 em encontro nacional que debate mobilidade urbana

Belém sedia até sexta-feira feira, 21, a 117ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana e XIV Reunião Geral do Grupo de Benchmarking QualiÔnibus, realizadas no Palácio Antônio Lemos. A abertura foi realizada nesta quarta-feira 19, pelo prefeito Edmilson Rodrigues.

O encontro reúne cidades das regiões Norte a Sul do país, para a troca de experiência e discussão de soluções para os desafios enfrentados na mobilidade pelas cidades brasileiras. Ao todo, são representantes de  35 cidades de várias regiões do país que estão reunidos na capital paraense.

A Prefeitura de Belém é a anfitriã e participa da organização, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob),  juntamente com o Instituto WRI Brasil, Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana e com a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).

O evento conta ainda com a participação de representantes do Ministério das Cidades, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Secretaria Extraordinária para a COP 30 (Casa Civil).

Dentre as pautas dos encontros, foram apresentados e debatidos painéis sobre a mobilidade urbana e questões climáticas. Na oportunidade, a titular da Semob, Ana Valéria Borges, apresentou o sistema de transporte de Belém e também tratou sobre os projetos de mobilidade direcionados à COP 30.

Sistema atual de transporte

Segundo a titular da Semob, o sistema atual de transporte coletivo por ônibus de Belém possui frota de 1.093 veículos municipais e 716 veículos metropolitanos (totalizando 1.809 veículos), que são administrados por 19 empresas operadoras. Esse quantitativo corresponde a 91 linhas de ônibus municipais e 60 linhas de ônibus metropolitanas. Além disso, o transporte de Belém também conta com o sistema complementar – cooperativas, serviço Suplementar (Mosqueiro), transporte fluvial e o serviço seletivo entre os shoppings.

Sistema BRT

Ana Valéria Borges explicou que o objetivo do projeto é implementar a circulação central dos corredores nas Avenidas Almirante Barroso, Augusto Montenegro, Júlio César e faixas exclusivas na área central da cidade, para a circulação do transporte coletivo. Esses corredores teriam um total de 53,8 km de extensão. A operação do sistema foi prevista para ser operada por rotas troncais, alimentadoras, integradas e alimentadoras integradas.

O projeto, já executado e em operação desde o ano de 2019, conta com 19 km de extensão contemplando as Avenidas Almirante Barroso e Augusto Montenegro, possuindo em sua infraestrutura faixa exclusiva construída em pavimento rígido de concreto.

A Infraestrutura do sistema conta com um total de 30 estações e 4 terminais de integração, sendo destes, 3 localizados na Av. Augusto Montenegro, que são: Terminal Mangueirão, Terminal Tapanã e Terminal Maracacuera. O quarto terminal, denominado Terminal São Brás, localiza-se no final da Av. Almirante Barroso, na confluência com a Av. Governador José Malcher.

Projetos para a COP 30

Nos painéis de debate, a Superintendente tratou ainda sobre os projetos direcionados à COP 30, como: a urbanização da avenida Júlio César; a aquisição de ônibus elétricos, que já foram comprados; e a renovação da frota atual.

Aquisição de 300 ônibus

A iniciativa é resultado da parceria entre a Prefeitura Municipal de Belém, Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Belém (Setransbel) e Governo do Estado, que tem o objetivo de reforçar a frota da cidade, das linhas convencionais e do BRT de Belém.

Os novos ônibus possuem tecnologia que estabelece limites máximos de emissão de gases poluentes, ar condicionado e wi-fi, além de elevador. Os primeiros veículos já foram entregues neste semestre e passarão por processo de regularização dos órgãos competentes, assim como por vistoria.

BRS na avenida Júlio César

A avenida Júlio César começou a passar por obras de intervenção para reurbanização da via, com ciclofaixas, calçadas com piso tátil e projeto de iluminação e recapeamento asfáltico completo. As obras incluem também a implantação de um BRS (Bus Rapid System), um sistema que consiste em faixas rápidas de ônibus.

Corredor cultural

O projeto tem o objetivo de transformar o cenário urbano da cidade agregando arte e cultura às estruturas do sistema BRT, transformando esses espaços em galerias a céu aberto. O corredor cultural, iniciado em parceria com artistas locais e com a empresa Equatorial Energia, será realizado nos terminais BRT São Brás, Mangueirão e Maracacuera.

Caminhos fluviais

A Prefeitura de Belém firmou um convênio com o Governo da Espanha, por meio da LAIF City Life (Latin America Investment Facility), para a elaboração de estudos e projetos para a criação de uma linha fluvial para interligar o Ver-o-Peso aos distritos de Icoaraci e Mosqueiro (linha Ver-o-Peso – Icoaraci – Mosqueiro).

O projeto é uma iniciativa do Governo da Espanha e da União Européia, por meio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), e também visa realizar a adequação dos terminais já existentes em Mosqueiro e Icoaraci, além da construção de um terminal no Ver-o-peso.

Texto:

Lírio Moraes