Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Prefeitura conclui obra de interligação da Mundurucus ao canal da Bernardo Sayão

cca9e976-6aed-4876-9932-e4ea4f88075504A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) e do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), concluiu o serviço de interligação da rua dos Mundurucus ao canal da avenida Bernardo Sayão, no bairro do Jurunas. A medida é parte das estratégias da administração municipal para prevenção dos alagamentos na capital e minimização dos impactos das fortes chuvas registradas neste período.
A ação visa facilitar o escoamento de águas pluviais dos trechos entre as ruas dos Tamoios e dos Mundurucus e as vilas no entorno da área, impedindo a entrada da água em situações de maré alta, reduzindo os alagamentos na área. Além da interligação, a Prefeitura também realizou no trecho da Mundurucus até a rua dos Caripunas a limpeza e dragagem do canal e a construção de um poço de visita e interligação com a rede de drenagem.
“Essas intervenções na Sub-bacia 1 foram importantes, pois quando coincidia de termos preamar e chuva a situação na Bernardo Sayão ficava intrafegável por conta do alagamento. A interligação da Mundurucus ao canal facilita que a água chegue ate o canal de descarga”, explicou a engenheira do Promaben Ana Beatriz Moreira de Sousa.
Para impedir a entrada contrária da maré, na situação de preamar, foram instaladas duas comportas no canal da rua dos Caripunas. “A Sesan realizou a dragagem nesse trecho da avenida para facilitar o escoamento e colocamos o sistema stop log, que são elementos de controle de engenharia hidráulica usados em comportas para ajustar o nível da água ou descarga em um rio, canal ou reservatório”, completou a engenheira.
Texto: Noely LimaFotos: Alessandra Serrão – NID/Comus

Redes Sociais