Prefeitura de Belém anuncia novidades e a programação do Carnaval 2020

Coletiva do Carnaval 2020

No centenário de um dos maiores compositores paraenses, a Prefeitura de Belém presta homenagem a Ruy Barata com o tema oficial do Carnaval 2020 da cidade. A programação inicia na próxima sexta-feira, 14, na Aldeia Amazônica, bairro da Pedreira, com os desfiles das escolas de samba do 2º grupo, seguido do desfile das escolas do 1º grupo, no sábado, 15, e do 3º grupo, no domingo, 16.
O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, juntamente com o presidente da Fundação Cultural do Município (Fumbel), anunciou todas as informações da programação durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira, 07, no gabinete municipal, localizado no bairro de Nazaré.
“A gente tem três grandes novidades, sendo esta homenagem ao poeta, músico, Ruy Barata, em seu centenário; a revitalização completa que a Aldeia Amazônica passou para receber o Carnaval, e por fim, a parceria com a Liga das escolas de samba, na venda dos camarotes feita pelas escolas. E agora, a disponibilidade de acesso às arquibancadas, com a troca dos ingressos por 1 kg de alimento não perecível, que vai atender a rede de abrigos da Prefeitura Municipal. Ou seja, o Carnaval, além da estética, cultura da identidade, também atua como instrumento de ajuda social”, destacou Zenaldo Coutinho.
Reforma – A Aldeia Cultural Amazônica David Miguel foi entregue completamente reformada em dezembro do ano passado, e está pronta para receber as agremiações e o público que deve ocupar as arquibancadas e camarotes do espaço, que recebeu reforço estrutural dos pilares, pintura geral, revisão da cobertura, manutenção de infiltrações, melhoria nos pisos e do revestimento interno, troca de louças e de luminárias. O local comporta aproximadamente 1.600 pessoas.
Repasses – As subvenções para as mais de 20 agremiações carnavalescas inscritas, aptas a receber o incentivo da Prefeitura de Belém, foram divididas da seguinte forma: aproximadamente R$ 118 mil para o primeiro grupo, R$ 45 mil para o segundo e o terceiro, com R$ 30 mil.
“Fizemos algumas correções nos valores das subvenções, mas as escolas assumiram responsabilidades, até para a garantia da segurança necessária ao evento, para que não haja interferência do município no processo de competição”, frisou Atanásio, lembrando que a gestão conseguiu proporcionar um bom repasse, e com isso gerou a corresponsabilidade.
Desfiles – Os desfiles iniciam no dia 14, mas na próxima terça-feira, 11, as escolas do primeiro grupo vão estar na avenida do samba para os ensaios técnicos, que prosseguem na quarta, 12, e quinta-feira, 13, sempre a partir das 19 horas. Três escolas irão participar do ensaio a cada dia.
Durante os dias dos ensaios e do Carnaval oficial, as vias de acesso sofrerão desvios, e, os moradores da área, que precisam se locomover em seus veículos deverão apenas apresentar o comprovante de residência para ter acesso livre.
Para o presidente da Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial de Belém, Herivelton Martins, conhecido como Vetinho, este ano o Carnaval tem tudo para ser o melhor da história. “A Prefeitura foi muito feliz desde o momento da reforma da Aldeia, até mesmo neste diálogo que teve com as escolas de samba, para ajustar as necessidades dos grupos. Temos certeza que teremos um carnaval maravilhoso, e repleto de alegria, com as homenagens a Ruy Barata”, finalizou o carnavalesco que comentou, ainda, que os camarotes para os dias de desfile já esgotaram.
Para ter acesso aos ingressos das arquibancadas, o interessado deve se deslocar às escolas de samba de seu bairro ou em um dos doze Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Belém e levar 1 kg de alimento não perecível.
Homenageado – Ruy Guilherme Paranatinga Barata foi um poeta, político, advogado, professor da Universidade Federal do Pará (Ufpa), jornalista e compositor brasileiro, nascido em Santarém em 1920. Como jornalista dirigiu o suplemento literário do jornal A Província do Pará, além disso foi titular da cadeira de Literatura Brasileira da Faculdade de Filosofia, Letras e Artes. Com o filho Paulo André Barata compôs em parceria um vasto número de canções que são referência em todo o Pará como “Esse Rio é Minha Rua”, “Banho de Cheiro” e “Indauê Tupã”.
A programação oficial de carnaval vai contar com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde (Sesma), Urbanismo (Seurb), Saneamento (Sesan), Meio Ambiente (Semma), Odem Pública, Guarda Municipal de Belém, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) e Fundação Papa João XXIII (Funpapa).

Veja a ordem do desfile:

14/02/2020 (sexta-feira)
1. A Grande Família