Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Prefeitura de Belém apresenta nova sinalização voltada para motociclistas

3ca61ea5-89a5-4a2a-9fa3-4dcf4d2133e8Quem transitou pelo cruzamento da avenida Duque de Caxias na manhã desta sexta-feira, 3, percebeu que havia novidades no cruzamento da via com a travessa Mauriti, no bairro do Marco. A Prefeitura de Belém realizou o lançamento de uma nova sinalização voltada preferencialmente aos motociclistas.
Os bolsões de espera para veículos motorizados de duas rodas são áreas delimitadas nos cruzamentos de vias de grande circulação. Possuem sete metros de extensão e permitem que veículos como motocicletas, motonetas e ciclomotores aguardem a abertura dos semáforos na frente de carros, ônibus e caminhões, para que possam sair de forma mais ágil.
O projeto foi inaugurado com uma ação educativa coordenada pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), que abordou durante toda a manhã os condutores de veículos repassando orientações a respeito desse novo conceito de mobilidade.
“Temos investido em diversos modais de transporte e a criação dos bolsões é mais uma iniciativa de facilitar a circulação de veículos na capital, além de prover maior segurança aos motociclistas. Há alguns anos não havia, por exemplo, estacionamento exclusivo de motos, hoje já existem diversos pontos como na rua Municipalidade e travessa Quintino Bocaiúva. Com a implantação dos bolsões, espera-se que haja uma diminuição de conflitos, que muitas das vezes acabam afetando o elo mais fraco na cadeia do trânsito”, destacou o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho.
215507ed-315b-4cfa-9baf-152a9203a7d6
Acidentes – O projeto já foi adotado em cidades como São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Manaus, Curitiba, Rio Branco e outros grandes centros urbanos do País. “Nos levantamentos de acidentes envolvendo motocicletas, foi constatado que as ocorrências aconteceram principalmente na arrancada da moto, quando abre o sinal”, frisou o diretor de mobilidade da SeMOB, Carlos Valente.
“Os dados reunidos pelo projeto Vida no Trânsito apontaram que no primeiro trimestre de 2018 foram registrados mais de mil acidentes de trânsito só em Belém, sendo que desse total 29,5% dos envolvidos estavam de motocicletas. Com a implantação dos bolsões, podemos melhorar não só a fluidez, mas garantir a visibilidade dos condutores, uma vez que eles estarão à frente dos veículos maiores”, complementou Valente.
O motociclista Mário Furtado acompanhou de perto o lançamento do projeto e aprovou a iniciativa. “Acredito que vai melhorar e muito a segurança, não só de quem usa moto, mas dos demais motoristas e dos próprios pedestres, pois a área está bem demarcada. Penso que esse projeto é uma evolução muito positiva e pode ajudar a reduzir de forma significativa o número de acidentes de trânsito. Agora, basta que cada um faça a sua parte e respeite a sinalização” avaliou Mário, que também é integrante da Associação Guaranis Moto Clube no Brasil.
Bolsões – A sinalização dos bolsões é implantada de um lado a outro dos cruzamentos semaforizados, porém, nas vias em que existem retornos localizados próximo aos semáforos, a faixa da esquerda permanecerá livre para veículos que queiram fazer a conversão.
Além de toda a extensão da avenida Duque de Caxias, os cruzamentos de pelo menos cinco bairros – Mangueirão, Marco, Sacramenta, Barreiro, Telégrafo, Guamá e Fátima – deverão receber a nova sinalização durante a primeira fase do projeto. A escolha desses locais ocorreu em virtude do volume considerável de motocicletas que passam pela área e os registros de conflito veicular. A previsão é que os bolsões sejam implantados de forma gradual. O próximo serviço será executado na travessa Padre Eutíquio, em frente ao shopping Pátio Belém.
Maio Amarelo – O lançamento dos bolsões integra a programação municipal referente ao Maio Amarelo, uma iniciativa global, organizada entre a sociedade civil e o poder público, que envolve diversos segmentos como órgãos do governo, empresas da iniciativa privada, entidades de classes, entre outros, com a principal proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de acidentes no trânsito. Este ano, o tema adotado em todo o território nacional é “No trânsito, o sentido é a vida”.
A Prefeitura de Belém adere ao movimento pelo quinto ano consecutivo e programou uma série de atividades envolvendo os principais agentes que compõe o trânsito no município, sendo eles pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas. Além disso, serão realizadas ações de cidadania em parceria com instituições de ensino e iniciativas, além do apoio de diversos órgãos públicos.
Programação – A partir das 9h da próxima quarta-feira, 8, a programação seguirá com uma ação educativa na Escola Municipal Josino Viana, na Pedreira. Serão realizadas palestras sobre segurança no trânsito, além de jogos e teatro. Outras ações educativas serão realizadas nas escolas Rotary, no bairro da Condor; Escola Municipal Amália Paungarthen, no Guamá; e na Escola Silvio Nascimento, também no Guamá. As ações ocorrem em parceria com Secretaria Municipal de Educação (Semec) nos dias 15, 22 e 29, respectivamente.
No dia 9, o comando educativo da SeMOB vai orientar os condutores acerca de estacionamento irregular na travessa Barão do Triunfo, entre João Paulo II e Almirante Barroso. Durante a ação, será expedida uma multa educativa, sem valor monetário, mas com informações pertinentes ao respeito às normas de circulação. O comando educativo estará presente, ainda, na travessa Quintino Bocaiúva, desde a avenida Gentil Bittencourt até a avenida Governador José Malcher, no dia 16, sempre a partir das 9h.
Já no dia 10, haverá uma palestra na empresa 55 Soluções, na avenida Augusto Montenegro, a partir das 15h, sobre prevenção de acidentes de trânsito. Outra ação direcionada em empresas será no dia 21, na empresa SegurPro Vigilância Patrimonial, a partir das 15h.
Para lembrar o Dia das Mães, ocorrem no dia 13 duas palestras para mães com os seguintes temas: “Segurança e cuidados com a criança no trânsito” e “Combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes”. A iniciativa terá o apoio da Sesma, por meio do programa Vida no Trânsito e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST). As palestras serão realizadas no auditório da URE Mulher, na rua João Balbi, às 9h.
Ainda no dia 13, haverá a reimplantação do sentido duplo na rua do Una, no bairro do Telégrafo, a partir das 8h.
Já no dia 14, haverá o programa “SeMOB na Comunidade”, com a prestação de alguns serviços, como emissão de credencial de estacionamento para deficientes e idosos e passe fácil para idosos e estudantes. A ação terá início às 8h e se estenderá até às 12h, na feira da Bandeira Branca, na travessa Dr. Freitas, no bairro do Marco.
No dia 16, uma nova ação de saúde e segurança das crianças ocorre em parceria com a Sesma, na Unidade de Saúde do Tapanã, às 9h.  O objetivo é orientar pais e responsáveis sobre os cuidados com as crianças no trânsito.
A programação seguirá no dia 17, a partir das 7h, em frente aos colégios Ideal e Pequeno Príncipe Avante, na avenida Augusto Montenegro, sobre a importância da utilização e respeito às faixas de pedestre e os cuidados para uma travessia segura.  No mesmo dia, será realizada uma palestra de orientação aos pais sobre a importância do transporte coletivo seguro e regulamentado para a condução das crianças. A programação tem parceria do Sindicato dos Condutores Escolares Autônomos de Belém (SINCEBEL).
Já no dia 23 é a vez de orientar os usuários do transporte coletivo em relação aos bons comportamentos de motoristas, cobradores e passageiros, tanto dentro, como fora do meio de transporte. A ação ocorrerá na esquina da avenida Almirante Barroso com a avenida Júlio César, às 9h.
No dia 24, a programação abordará os ciclistas com um Pit Stop educativo, com orientações para a forma correta de trafegar nas vias. No evento, agentes ciclistas da SeMOB estarão trafegando pela malha cicloviária do município e abordarão condutores de veículos que estejam estacionando ou obstruindo de alguma forma as ciclovias,  a partir das 8h30.
No dia 28, haverá outra ação voltada aos ciclistas. A palestra “Segurança do Ciclista no Trânsito” será realizada no canteiro de obra da Construtora Acrópole, na travessa do Chaco, a partir das 10h e vai tratar das principais formas de proteção dos ciclistas no trânsito de Belém.
Nos dias 30 e 31, serão realizadas blitz educativas com orientação sobre vagas especiais para idosos e pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, no IT Center, na avenida Senador Lemos. A ação, em parceira com a Sesma, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o IT Center, contará também com a emissão de credenciais de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência no próprio estabelecimento.
Por fim, no dia 31, a partir das 8h, será realizado o “Encontro Interinstitucional de Gestores”, no auditório da Unicef, na avenida Nazaré. A oportunidade é para discutir e fazer propostas para a redução do número de acidentes de trânsito em Belém.
O evento, promovido pelo projeto Vida no Trânsito, da Sesma, apresentará os dados qualificados dos acidentes de trânsito em Belém atualizados, o georreferenciamento desses acidentes, entre outros dados, que servem de base para a análise e construção de políticas públicas sobre o tema, envolvendo Prefeitura de Belém – por meio da Sesma e SeMOB -, além de Sespa, Detran, Corpo de Bombeiros, Instituto Médico Legal, OAB, Conselho Municipal de Saúde e Ministério da Saúde.
Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.
Texto: Ricardo Miranda
Fotos: Oswaldo Forte

Redes Sociais