Prefeitura de Belém apresenta novos uniformes de agentes trânsito e transporte do município

A Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), apresentou nesta quinta-feira, 8, em cerimônia no Palácio Antônio Lemos, os novos uniformes dos agentes de trânsito e transporte de Belém, que, após sete anos, passam por mudanças, para se adequarem às recomendações do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para os municípios brasileiros.

Os novos uniformes dos agentes de trânsito são na cor preta, com detalhes em verde fluorescente. Já os de agente de transporte são na cor azul marinho com faixas fluorescentes. Os agentes devem começar a usar o novo fardamento no dia 20 de fevereiro.

Padrão nacional

As cores escolhidas seguem um padrão nacional para o uniforme de agentes de trânsito e devem contribuir para a segurança e visibilidade dos profissionais durante o trabalho nas vias públicas.

“Essa padronização é muito importante para nós, pois nos iguala a um padrão nacional. Estávamos há um tempo esperando por essa conquista, que agora chegou”, diz o agente de trânsito da Semob há 12 anos, Danilo Magno.

Já para a agente de transporte Benedita Diogo, essa preocupação da Prefeitura em trocar o uniforme e adotar padrões nacionais significa a valorização do servidor. “Nós estávamos há muito tempo sem a troca dos uniformes. Isso acontecendo agora, seguindo recomendações nacionais, significa também mais segurança para realizarmos nosso trabalho”, completa a agente.

“Essa mudança não é uma obrigatoriedade, mas sim uma recomendação que estamos seguindo, de modo que, qualquer pessoa do Brasil que chegue em Belém possa reconhecer os agentes de trânsito”, explica a titular da Semob, Ana Valéria Borges.

Os kits

Cada agente receberá dois kits neste primeiro semestre e mais dois kits em de agosto.

Nos kits dos agente de trânsito tem camisa suadeira, gandola, calça, bonés, coturnos além de um cinto tático, uma bissaca (porta-talonário), um fiel retrátil, um apito e uma capa de chuva na cor verde limão. O grupamento que utiliza motos ainda receberá um kit especial com bota, capacete, luvas, cotoveleiras e joelheiras.

Já nos kits dos agente de transporte há blusa gola polo mangas curtas e compridas, camisa com filtro UVA de mangas compridas, calça, boné, chapéu pescador, bota operacional, além de um bornal de pernas, um cinto tático, fiel retrátil, um apito, uma lanterna uma capa de chuva na cor amarelo fluorescente.

Investimento

A apresentação dos uniformes contou com a presença do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues. “Isso representa uma conquista dos servidores municipais do trânsito de Belém. Eu quero parabenizar a Semob por garantir essa reivindicação que dá dignidade e segurança aos trabalhadores”, pontuou o prefeito.

O investimento da Prefeitura de Belém na troca da vestimenta dos agentes de trânsito e de transporte foi de R$ 688.219,07, entre uniformes, acessórios e Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Texto:

Fabricio Lopes