Prefeitura de Belém apresenta programação para o Carnaval Oficial 2019

CreateThumbnailO desfile oficial do Carnaval de Belém, promovido pela Prefeitura Municipal, está de volta à Aldeia Amazônica em 2019. O evento inicia na próxima quarta-feira, 20, com os desfiles técnicos, e segue até o desfile dos blocos carnavalescos. Durante a manhã desta sexta-feira, 15, todas as informações da programação e também da logística para o Carnaval, foram anunciadas em uma coletiva de imprensa no Palácio Antônio Lemos.
Titulares de pastas municipais participaram da coletiva ao lado do Prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, além da presidente da Liga das Escolas de Samba de Belém, Tereza Hanemann, e de integrantes de agremiações carnavalescas.
A Prefeitura está investindo cerca de R$ 2 milhões somente com o repasse de subvenções às 60 agremiações carnavalescas inscritas, aptas a receber esse incentivo. Os valores variam de R$ 10 mil a R$ 110 mil, dependendo de cada grupo a que as agremiações pertencem.
Na comercialização de comidas e bebidas, a Prefeitura de Belém abriu mão de qualquer lucro e as vendas são de responsabilidade da Liga das Escolas de Samba. “A Prefeitura abre mão do lucro de vendas na área da Aldeia Amazônica e repassou à Liga, para que ela possa comercializar nesses espaços. Os recursos apurados são repassados às próprias escolas”, enfatizou Zenaldo Coutinho. “Esperamos que seja um belo Carnaval, em paz, com reforço na área de segurança para que as famílias possam usufruir de toda a festa em perfeita harmonia”, complementou.
O presidente da Fumbel, Fabio Atanásio, enfatizou que a organização do Carnaval 2019 foi estabelecida por meio de muito diálogo entre a Fundação e as agremiações. “Estabelecemos todas as regras previstas e adequadas com um diálogo com escolas e agremiações. Este ano, teremos três julgadores para cada quesito e ainda um grupo de suplentes para que faltas não prejudiquem o julgamento”, apontou o presidente.
“A escolha dos jurados foi feita por meio de seleção pública, tivemos curso de formação para todos. Temos a convicção de que os melhores sairão vitoriosos, porque foram regras pensadas junto com todos, estabelecidas em debate democrático com cada agremiação”, complementou.
Atanásio informou ainda que não haverá premiação em dinheiro aos vencedores, que receberão troféus de primeiro, segundo e terceiro colocados. “A subvenção repassada já é uma a premiação às escolas e blocos”, reforçou Atanásio.
Ingressos – O desfile das escolas de samba será realizado nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro e os ensaios técnicos nos dias 20 e 21, sempre a partir das 19 horas. A concentração das escolas será na avenida Doutor Freitas, passagem pela passarela do samba e arquibancadas, com a dispersão entre as travessas Lomas Valentinas e Angustura.
Serão disponibilizados 2.450 lugares nas arquibancadas da Aldeia Amazônica, além de 36 camarotes com capacidade para 15 pessoas. De acordo com a Liga das Escolas, os ingressos das arquibancadas custam R$ 15,00 e cada camarote será comercializado ao preço de R$ 1.200,00. Os ingressos começam a ser vendidos na próxima semana em um shopping da capital.
“A parceria entre a Liga e a Prefeitura de Belém está sendo muito proveitosa. Uma empresa particular foi contratada para emitir e comercializar os ingressos. Voltar à Aldeia Amazônica está sendo muito bom para todos os envolvidos no Carnaval e temos certeza de que será um belo espetáculo para todos”, disse a presidente da Liga, Tereza Hanemann.
Infraestrutura – Para receber o desfile oficial do Carnaval, a Aldeia Amazônica recebeu obras de reforma, como sinalização, nivelamento da via, recuperação de calçadas e de estruturas de concreto nas arquibancadas, pilares e vigas, por meio de ações da Secretaria de Urbanismo (Seurb).
Houve também a implantação de faixas de pedestres, setas e legendas específicas para os desfiles, determinando os locais de início e final, além do recuo de bateria e dispersão.
A Aldeia Amazônica receberá iluminação especial, com ativação de refletores de 1000w na passarela principal. Nas áreas adjacentes também receberam manutenção e recuperação de pontos de iluminação.
Também estarão os serviços municipais das Secretarias de Saúde (Sesma), de Economia (Secon), de Meio Ambiente (Semma), de Saneamento (Sesan) e Ordem Pública.
Segurança – A Guarda Municipal de Belém (GMB) vai garantir a segurança do desfile com mais de 600 agentes nos três dias de evento, além dos dias de ensaios. Serão utilizadas, também, 50 viaturas incluindo a equipe da Ronda Tática Metropolitana (Rotam); 20 motocicletas, além do policiamento a pé.
Nos três dias de desfile, policiais militares estão dando apoio com ações preventivas e de repressão. A Polícia Civil atuará com a Seccional de Polícia da Pedreira reforçada com dois escrivães, dois delegados de Polícia Civil e dois investigadores para procedimentos. O Corpo de Bombeiros Militar também estará no evento com uma ambulância de resgate, uma de salvamento e uma de incêndio.
Trânsito – Durante os dias de carnaval, a SeMOB fará diversos pontos de bloqueio de tráfego nos arredores da Aldeia Amazônica, com apoio da GMB. Nos dias de desfile, a avenida Pedro Miranda estará totalmente fechada desde a travessa Barão do Triunfo até a avenida Doutor Freitas, e os agentes de trânsito estarão posicionados em todos os cruzamentos desse mesmo perímetro pela rua Antônio Everdosa e avenida Marquês de Herval, para coibir que os veículos acessem as proximidades da área de desfile.
O efetivo da SeMOB durante a programação de carnaval será de 75 agentes de trânsito, divididos em três turnos de serviços, além de 26 apoiadores operacionais e mais cinco fiscais de transporte.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA POR ORDEM DE APRESENTAÇÃO DAS ESCOLAS DE SAMBA DE BELÉM:
20 e 21/02 – Ensaio técnico das escolas de samba

22/02 – Apresentação das escolas do 2º grupo