Prefeitura de Belém atinge cerca de 1,9 mil pessoas durante Semana Nacional de Trânsito

A programação da Prefeitura de Belém da Semana Nacional de Trânsito, realizada entre 18 e 25 de setembro, impactou 1.924 pessoas nas ações realizadas pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).

Dentro das ações realizadas pela autarquia, estão os serviços itinerantes prestados no IT Center, durante dois dias, ação educativa com abordagens na praça da República, em faixas de pedestres, ciclofaixas, em blitz educativas e ações em escola.

Com o tema “Juntos Salvamos Vidas”, a programação buscou alertar para a importância do cuidado, do respeito e da empatia para tornar o trânsito mais humano, seguro e menos letal.

Nas redes sociais da Semob, todos os posts relacionados à SNT 2022 tiveram um alcance de 12.225 visualizações. O alcance é o número de vezes que a publicação foi vista. Assim sendo, no facebook foram 604, no instagram, 6.020 e no twitter 5.601 visualizações.

Na abertura, dia 18, realizada na rua da Paz (praça da República) foram abordadas 270 pessoas. Na terça-feira, dia 19, a ação educativa na faixa de pedestre de São Brás foram 325 pessoas atingidas.

Já na recém-implantada ciclofaixa da Dr. Freitas, na quarta, 20, 150 ciclistas foram abordados e orientados a respeitar da faixa exclusiva para os ciclistas e pedestres, a como atravessar a faixa com segurança. Arte educadores, junto aos agentes de educação da Semob, alertaram os condutores sobre o risco de usar o espaço exclusivo do ciclista, que poderiam resultar em acidentes e multas.

Passe Fácil – Durante dois dias, quinta-feira, 22, e sexta-feira, 23, no shopping IT Center, foram realizados 229 atendimentos de emissão de cartões da meia-passagem, Sênior, Especial e credencial de vaga para estacionamento (idoso e PCD), em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Belém (Setransbel). Na ação, a autarquia também disponibilizou serviços de orientação sobre recursos de autuações e atendimento da Ouvidoria.

Nesses mesmos dias, 55 alunos da Escola Seeds receberam orientações de forma lúdica pela equipe de agentes de educação e arte-educadores da Semob. Os alunos aprenderam sobre empatia e segurança no trânsito, como ter atenção ao atravessar a faixa de pedestres, respeitar o espaço destinado aos ciclistas e orientar sobre o uso devido dos equipamentos de segurança.

Na sexta-feira, 23, ocorreu ação educativa no cruzamento da avenida Pedro Álvares Cabral com a passagem São Benedito. Os agentes de educação abordaram 75 ciclistas e 175 pedestres. Durante as abordagens, foram distribuídos material informativo e coletes refletivos aos ciclistas.

Durante a blitz educativa realizada no encerramento da SNT 2022, no domingo, dia 25, foram feitas 300 abordagens a condutores de veículos (carro e moto), ciclistas e pedestres, no cruzamento da avenida Assis de Vasconcelos, com a rua da Paz.

Texto:

Leonardo Fernandes