A Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e Guarda Municipal de Belém (GMB), dará apoio às demais forças de segurança, no sentido de garantir a fluidez e a segurança viária dos participantes das 14 romarias oficiais do Círio 2023.
A abertura oficial do Círio ocorreu nesta terça-feira, 3, de 16H às 22h, com missa, inauguração da iluminação e shows. Agentes da Semob interditarão o entorno da Praça Santuário e darão apoio ao Traslado dos carros de promessas, a primeira das 14 romarias oficiais do Círio/2023, nesta quarta-feira, 4, com saída às 20h, da Praça Santuário até o estacionamento do Porto Futuro.
Traslado/Rodoviária
A partir das 4h da manhã de sexta-feira, 6, a avenida Generalíssimo Deodoro será fechada para garantir a segurança viária dos romeiros participantes do Traslado para Ananindeua, com previsão de participação de 1,3 milhão de fiéis, com 50 km de percurso e duração de 10 horas.
Os bloqueios e orientação no trânsito a condutores e pedestres serão feitos pelos agentes da Semob e GMB, da Praça Santuário até o Entroncamento. O supervisor de operação e fiscalização, Elias Jardim, orientou que os romeiros evitem ficar à frente da berlinda, para garantir a fluidez da procissão.
A Romaria Rodoviária sairá da Igreja Matriz de Ananindeua às 5h30 do sábado, 7, com destino ao trapiche de Icoaraci. Serão 24 km em 3 horas, com expectativa de 250 mil participantes. Agentes da Semob, como o apoio da GMB e Detran, farão a desobstrução dos principais acessos do distrito, bem como, a obstrução de vias secundárias visando a fluidez no deslocamento da procissão até o trapiche.
Fluvial/Motorromaria
A Romaria Fluvial sairá às 8h do trapiche de Icoaraci com chegada à escadinha do cais do Porto. Serão 10 milhas marítimas percorridas, em torno de 18,5 km, com duração de 2 horas e previsão de 50 mil participantes. A procissão das motos sairá por volta de 11h30 e percorrerá 2,5 km até o Colégio Gentil, em 1 hora, com previsão de 45 mil participantes.
A Semob estará com equipes na escadinha do cais do Porto e darão apoio ao cortejo do Arraial do Pavulagem, que sairá da Praça dos Estivadores até a Praça D. Pedro II. Os agentes farão o ordenamento do trânsito para garantir a segurança viária de condutores e dos participantes.
Corredores livres
A novidade é a liberação de quatro corredores de trânsito no sábado, 7, e no domingo, 8, durante a Trasladação e Círio, enquanto não estiver passando as procissões. Na avenida Nazaré, serão liberadas as travessas Rui Barbosa e Benjamin Constant e na avenida Presidente Vargas, as ruas Oswaldo Cruz e Gaspar Viana. A medida atende às demandas dos moradores do entorno, possibilitando que atravessem as vias do trajeto, enquanto não estiver passando as procissões.
Remoção veículos
O supervisor Elias Jardim pede aos condutores que, até meio-dia do sábado, retirem seus veículos estacionados nas vias do trajeto. Às 14h, essas vias serão interditadas, a partir da avenida Nazaré com a travessa 14 de março, seguindo pelas demais que compõem o trajeto das procissões.
“Após esse horário, os veículos estacionados nessas vias serão removidos para uma área próxima do Palácio Antônio Lemos”, explicou o supervisor, orientando os condutores a retirarem seus veículos do local assim que houver condições, por conta da aglomeração de fiéis.
Orientações Romeiros
O supervisor orienta os romeiros a evitarem ir de carro ao centro, pois, com as interdições os espaços para estacionamento serão diminuídos. Assim, o condutor evita congestionamentos e remoção, caso o veículo esteja impedindo o trajeto das romarias. Elias Jardim sugere meios alternativos de locomoção ou que vá a pé.
Para segurança dos romeiros, no trajeto das procissões, não será permitido veículo, para distribuição de água, próximo às esquinas. Os proprietários têm que pedir autorização e a Semob dará a orientação de local onde podem ficar.
Pontos Operacionais
Para garantir a segurança viária dos fiéis que acompanharão a Trasladação e o Círio serão interditadas as seguintes vias: A avenida Visconde de Souza Franco com as esquinas da avenida Marechal Hermes, rua Belém e avenida Governador José Malcher. A avenida Assis de Vasconcelos, nos trechos com as ruas Aristides Lobo, Ó de Almeida, Manoel Barata, 28 de Setembro, Oswaldo Cruz e Gaspar Viana, e a travessa Piedade será interditada na rua Municipalidade e na avenida Marechal Hermes.
As vias que compõem o trajeto das procissões, como as avenidas Nazaré, Magalhães Barata, Presidente Vargas, Boulevard Castilhos França, Portugal e Rua Padre Champagnat estarão totalmente interditadas durante a realização das procissões.
Mudança de Itinerários de linhas
Haverá alteração de itinerários das linhas que operam nos corredores das avenidas Pedro Álvares Cabral e Governador José Malcher. Segundo o coordenador de fiscalização de vistoria (CFVI), Raimundo Rodrigues Neto, o ponto de desvio dessas linhas será na avenida Visconde (Doca) de Souza Franco, tanto no sábado como no domingo.
Segundo ele, os ônibus que chegam pela Pedro Álvares Cabral darão o contorno e retornarão pela Pedro Álvares Cabral a destino. Já os que chegam à Doca pela José Malcher, serão direcionadas para a travessa Jerônimo Pimentel, a destino. Os coletivos que circulam pela avenida Conselheiro Furtado, seguirão normalmente sua rota, pela travessa Padre Eutíquio, rua João Diogo, avenida 16 de Novembro, rua dos Mundurucus, a destino.
Agentes de transporte estarão nesses pontos orientando os motoristas de ônibus quanto a essa alteração de itinerário, a partir de 14 horas do sábado e, no domingo, a partir das 5 horas da manhã.
Funcionamento BRT
Para garantir a segurança dos romeiros, o sistema BRT funcionará de forma parcial na manhã de sexta-feira, 6, devido ao traslado para Ananindeua e serão necessários alguns horários de interrupção da operação do sistema.
No sábado, 7, as estações e terminais do sistema BRT funcionarão normalmente até às 14h. Após este horário, apenas o Terminal Mangueirão manterá o funcionamento das integrações das linhas alimentadoras. Os ônibus troncais irão operar pela pista lateral. No domingo (8), não haverá operação do BRT, somente a integração das linhas alimentadoras e troncais no Terminal Mangueirão.
Texto:
Rosangela Gusmao