Prefeitura de Belém avança com obra de drenagem e pavimentação na Terra Firme

O Programa Belém Bem Cuidada chegou no bairro da Terra Firme para levar mais qualidade de vida para os moradores, como a cabeleireira Jacira Modesto, 61 anos.

“Estávamos esperando tanto por esse momento. Agora, eu acredito que a nossa rua vai ficar bonita para que a gente possa morar dignamente”, declara Jacira.

O programa faz parte das políticas públicas da Prefeitura de Belém, que executa obras por meio da Secretaria Municipal de Seneamento (Sesan). E nesta sexta-feira, 18, foi a vez da avenida Celso Malcher com a passagem do Arame, ambas localizadas no bairro da Terra Firme, receberem serviços de drenagem e pavimentação.

Prefeito acompanha obra

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, acompanhou o início da obra, que ocorreu na manhã desta sexta-feira, 18, e serão concluídas no prazo de seis meses. Ele foi até o local da obra acompanhando de gestores municipais e parlamentares.

“Não é só uma obra de asfalto e drenagem, é mais do que isso. Queremos dar dignidade aos moradores daqui. A rua vai ser asfaltada, terá sistema de drenagem para evitar alagamento. A gente precisa valorizar os bairros periféricos”, afirmou Edmilson Rodrigues.

A obra irá proporcionar mais acessibilidade de serviços de atendimento e circulação aos moradores da área, segundo informou o prefeito.

Ele ressaltou, que a Semob já irá providenciar ciclofaixas e que será importante para que os moradores consigam trafegar de bicicleta e tenham o direito de ir e vir assegurado.

A pavimentação é importante para que ônibus, ambulância e carros de bombeiros possam trafegar e entrar pela rua. Além disso, informou o prefeito, a rua receberá nova iluminação e dentro do possível será feito um jardim no local.

Esperança de dias melhores para a comunidade

Para o técnico eletricista, Francisco Oliveira, 41 anos, que mora há 40 anos na avenida Celso Malcher, a obra veio em boa hora. “Essa iniciativa foi boa porque todo inverno a gente tem essa luta por conta dos alagamentos. Quando vi a placa da obra eu fiquei muito feliz. Graças a Deus e a Prefeitura a obra já começou aqui para nos beneficiar”, contou.

A expectativa de quem esperou há 16 anos para pela obra é grande, assim como a vendedora Maria de Jesus, 60 anos. “O prefeito prometeu e eu acredito que a prefeitura vai fazer. Se Deus quiser a nossa rua vai melhorar e ficar uma maravilha”, disse.

Melhorar qualidade de vida

De acordo com a secretária municipal de Saneamento, Ivanise Gasparim, o trecho da rua receberá serviços de revitalização e drenagem.

“Essa drenagem será realizada do início da av. Celso Malcher até a passagem do Arame. Todo esse perímetro será drenado e pavimentado, além de receber calçadas, paisagismo e asfalto. Esse trabalho é um diferencial do nosso governo, que é trabalhar para melhorar a qualidade de vida do povo”, destacou.

O serviço de revitalização da malha viária da avenida Celso Malcher, entre as passagens do Arame e Liberdade, no bairro da Terra Firme, recebe investimento de R$ 1,3 milhão, que será aplicado ao longo de seis meses.

Rua da Samaumeira, no mesmo bairro, já foi entregue revitalizada pela Prefeitura

Na Samaumeira, também na Terra Firme, no dia 4 de dezembro de 2021, a Prefeitura de Belém entregou 461 metros de rede de drenagem profunda e 690 metros de rede auxiliar. Fez, ainda, 633 metros de extensão asfáltica, totalmente pavimentada e sinalizada, o que corresponde a uma área pavimentada de 3.798m2, totalizando assim um volume de 326,4 toneladas de asfalto. Na via, ainda foram construídos 949,50m2 de calçadas e 1.055 metros de meio fio e sarjeta em concreto.

A rua recebeu também sinalização vertical e horizontal, além da construção de lombadas. A iluminação pública foi outro serviço realizado na via pela prefeitura, com a troca de lâmpadas queimadas ou danificadas, substituição de luminárias antigas por mais modernas, além da reposição de peças como relés, reatores, capacitores e conectores.

A obra, avaliada em R$ 600 mil, iniciou no dia 14 de junho de 2021 e contou com obras das Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e da Secretaria de Municipal de Urbanismo (Seurb) e da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), sendo esta última a pasta que liderou os trabalhos no local.

Texto: Lana Oliveira

Foto: Mácio Ferreira/ Agencia