Para dar continuidade às intervenções de trânsito projetadas pela Prefeitura de Belém nos principais corredores de tráfego do município, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) deu início às obras de readequação dos canteiros centrais localizados na avenida Pedro Miranda. As obras começaram ainda no mês de julho e, assim que concluídas, servirão de acesso aos veículos que utilizarem o futuro binário da travessa Vileta e travessa Humaitá.
A partir da implantação do binário, as duas vias passarão a ter sentido único, com a travessa Humaitá assumindo o sentido avenida João Paulo II/Antônio Everdosa e a travessa Vileta assumindo o sentido oposto.
Esta é a terceira alteração de trânsito, com implantação de binários, no entorno da avenida Almirante Barroso, que iniciou com as travessas Mauriti e Estrella (anteriormente Mariz e Barros), em 2011, e travessas Angustura e Lomas Valentinas, em 2015.
O autônomo José Otávio dos Reis trabalha na Lomas Valentinas há 14 anos e avalia a mudança no sentido da via como positiva. “Era muito comum presenciarmos batidas entre veículos, principalmente nos cruzamentos. Hoje em dia é mais difícil de ver isso acontecer”, disse.
Para o taxista Alex Gonçalves, a implantação de mais um binário vai ajudar a melhorar o trânsito na área. Ele, que trabalha em um ponto de táxi localizado no cruzamento da travessa Lomas Valentinas com avenida Rômulo Maiorana, conta que após a mudança no sentido da via, o trânsito melhorou. “Antigamente, quando a via era de mão dupla, o trânsito era mais lento, pois havia muito congestionamento. Com a alteração, o fluxo de veículos tem fluído bem”, relata.
De acordo com o diretor de trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Marcos Chagas, as obras no canteiro da Pedro Miranda fazem parte da primeira fase do projeto de implantação do binário da Humaitá e Vileta. “Com a Sesan concluindo a abertura dos canteiros centrais, entraremos com a readequação dos semáforos e também implantaremos nova sinalização. Estamos preparando todo um aparato envolvendo engenharia de trânsito e campanha educativa para orientar e informar toda a comunidade localizada no entorno das vias que receberão a mudança e prestar todos os esclarecimentos necessários”, informou.
Ciclofaixa
Além do binário, a travessa Vileta receberá uma nova faixa exclusiva para ciclistas e interligada diretamente à rede cicloviária já existente. A faixa partirá da João Paulo II até a Antônio Everdosa, oferecendo aos usuários de bicicleta mais 2,45 km de ciclofaixa.
Texto: Ricardo Miranda
Foto: Oswaldo Forte
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)