A partir deste sábado, 19, Belém passou a ter o seu mais novo binário funcionando de forma completa. A travessa Humaitá ganhou sentido único em toda a sua extensão, indo da av. João Paulo II até a Antônio Everdosa e, tendo a tv. Vileta no sentido oposto, uma nova engenharia de tráfego que diminui congestionamentos, melhora a fluidez e dá maior segurança ao tráfego de carros e pedestres.
A implantação do binário na Humaitá foi dividida em duas etapas. Na primeira, a travessa ganhou sentido único da João Paulo II até a Duque de Caxias no final de abril e, agora, menos de um mês depois, o trecho restante foi alterado. Desde então, agentes educadores e apoiadores operacionais da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) vêm atuando na área, orientando condutores que trafegam pelo local e moradores da via sobre o novo sentido do trânsito. O trabalho educativo permanecerá pelos próximos 15 dias, ou até quando o fluxo já tiver sido compreendido por todos que circulam pelo local.
O aposentado Sérgio Costa, 60 anos, é um dos moradores da área que aplaudem a mudança. Ele, que reside na Antônio Everdosa com a Humaitá, sofria com os congestionamentos na área, que abriga um grande colégio e um supermercado, o que dificultava atos simples de mobilidade urbana, como atravessar uma rua.
“Em poucas horas vimos que melhorou e vai melhorar muito mais. Quando fizeram a mudança na Vileta já sentimos o benefício, agora com a chegada do binário até a minha rua vai melhorar 100%”, comemorava o senhor, que fez questão de se dirigir aos agentes educadores na manhã do primeiro dia de mudanças para receber mais informações sobre a novidade que agora faz parte da paisagem da rua onde mora.
“Assim como um acidente não congestiona apenas o ponto onde houve a colisão, e seus reflexos acabam sendo sentidos em outras vias, quando fazemos uma alteração de engenharia de trânsito como a implantação do binário Vileta/Humaitá os reflexos são sentidos em muitos outros pontos da cidade e todos são beneficiados”, destaca Ana Paula Grossinho, superintendente da SeMOB.
O binário Vileta/Humaitá é o terceiro e último binário previsto para a área do entorno da av. Almirante Barroso, ao lado dos já bem-sucedidos binários da Lomas/Angustura e da Estrella/Mauriti. Como detalha a superintendente da SeMOB, o projeto inicial era melhorar o fluxo de vias que já não comportavam mão dupla e, consequentemente, também dar mais fluidez à av. Almirante Barroso, principal rota de entrada e saída da cidade que impacta diretamente em suas transversais, mas os benefícios são sentidos em toda a extensão dos binários e seu entorno.
“A Humaitá estava ficando impraticável para a circulação de veículos naquele formato anterior. É uma via de muito tráfego, com um grande hospital, supermercados, escolas, lojas, postos de combustível, academias, e a mudança era necessária para que o tráfego na via se tornasse mais seguro e de menos conflito”, justifica Ana Paula.
Por Esperança Bessa
Fotos: Tássia Barros
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