Na quarta-feira, 21, na sede da Agência Distrital de Icoaraci, os moradores do distrito puderam participar de mais uma Ação Cidadã, que ofereceu diversos serviços para a população. A iniciativa é da Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Icoaraci, Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e Secretaria Municipal de Economia (Secon), em parceria com o Sebrae e com a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).
A ação visa facilitar o acesso da comunidade a serviços de cidadania. Durante a programação, os moradores de Icoaraci puderam realizar a emissão de Carteira de Trabalho Digital, tiveram acesso à serviços sobre a Abertura de MEI, Cadastro de Intermediação de Mão de Obra, emissão de Carteira de Manipulação de Alimentos e Saúde, além de poder tomar as vacinas contra a influenza e a bivalente contra a covid-19.
Curso
A empreendedora Maria Cristina é moradora do distrito e proprietária de um restaurante na orla de Icoaraci. Na ação, ela participou de um curso sobre a manipulação correta dos alimentos e recebeu orientações. Maria Cristina acredita que a capacitalão vai ser muito úteis em seu trabalho.
“Participar desse curso, pra mim, que trabalho nessa área e sempre estou na cozinha do meu restaurante, foi algo muito importante. É sempre bom aprender e entender ainda mais sobre os cuidados do ramo que a gente trabalha. Eu fiz várias perguntas e tudo ficou esclarecido”, afirmou a empreendedora.
A jovem Pâmela de Oliveira, de 19 anos, mora no bairro Agulha, em Icoaraci. Ela está entrando no mercado de trabalho e viu na Ação Cidadã a oportunidade de fazer seu cadastro de Intermediação de Mão de Obra e também aproveitou para se vacinar.
“Eu tô procurando emprego, e fazer a intermediação de mão de obra vai me ajudar a ter mais oportunidades. Eu também resolvi tomar logo as duas vacinas que estão disponíveis aqui. Ter essas ações próximos da gente é muito importante, facilita muito quando temos tantas outras ocupações no dia-a-dia. Já me vacinei e agora vou buscar minha vó pra se vacinar também”, comentou.
De acordo com o agente distrital de Icoaraci, Gregório Neto, a Ação Cidadã tem objetivo de aproximar os serviços de cidadania dos moradores. Além disso, o agente reforça a importância da ação integrada e dos órgãos parceiros. “A Prefeitura tem atuado em ações que descentralizem os serviços, um esforço para garantir acesso facilitado para a população”, comentou.
*Texto: Afonso Henrique, estagiário de jornalismo, sob supervisão de Felipe Neves.
Texto:
Felipe Neves