O que você procura?

Prefeitura de Belém e Frente Nacional de Prefeitos se unem para melhorar transporte público metropolitano

A Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) unem forças para debater e apontar soluções às problemáticas da Região Metropolitana de Belém (RMB) referentes à malha viária pública.

Para isso, na manhã desta terça-feira, 18, especialistas que atuam na área de mobilidade urbana participaram do seminário “Governança Metropolitana no Transporte Público”. Participaram do evento, no auditório da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Pará (Fecomércio), representantes dos municípios que compõem a RMB, formada pela capital paraense, Ananindeua, Benevides, Castanhal, Marituba, Santa Bárbara do Pará e Santa Izabel do Pará.

“A Região Metropolitana de Belém ainda é bastante desarticulada em relação à questão do transporte público. Porém, há muita vontade entre os entes envolvidos mudar o cenário atual”, explicou Tainá Bittencourt, representante da FNP, frente que reúne prefeitos de todas as regiões do Brasil. “A ideia é ver como, a partir de experiências internacionais e nacionais, poderemos contribuir com esse debate e promover uma articulação maior com os municípios e com Governo do Estado”.

O seminário foi presidido pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, que entende “o sistema de transporte como uma problemática em todo o Brasil, porque está em crise. Mas, precisamos debater essa temática, pensar uma política para o território nacional e, ao mesmo tempo, para a Região Metropolitana de Belém e garantir com qualidade o direito de ir e vir do cidadão”, ressaltou Edmilsono Rodrigiues.

“Vamos conhecer outros modelos de governança interfederativos e apresentar uma proposta que aponte o melhor modelo de governança para a nossa região metropolitana”, complementou a titular da Semob, Ana Valéria Borges.

Modelo do transporte público na Área Metropolitana de Barcelona

A diretora da Cooperação Internacional da Área Metropolitana de Barcelona (AMB), Maria Peix, foi convidada ao evento para compartilhar possíveis soluções para o transporte público na grande Belém. Durante sua participação, Maria partilhou experiências de sucesso registradas na administração do transporte público pela AMB.

“Acreditamos que a gestão metropolitana é uma estratégia inovadora para trabalhar o direito das pessoas. Nessa área, há muitos anos estamos tentando inovar para encontrar soluções e garantir o direito das pessoas com mais qualidade e riqueza. Então, estamos hoje aqui para compartilhar isso com Belém”, explicou Maria Peix.

Texto:

Fabricio Lopes