Prefeitura de Belem garante segurança no tânsito para 250 mil pessoas na Romaria das Crianças

As crianças reverenciaram a Virgem Nazaré, na manhã deste domingo, 15. Após missa na Praça Santuário, a imagem Peregrina saiu, às 8 horas da manhã, em mais uma romaria. O percurso do Círio das Crianças, de 3,7 km, foi cumprido em um pouco mais de duas horas e estima-se, pela Diretoria da Festa, a participação de 250 mil romeiros na procissão.

O trajeto foi pela avenida Nazaré, travessa 14 de Março, avenida Governador José Malcher, Rua Dr. Moraes, avenida Nazaré e encerrou na Praça Santuário.

Para garantir a segurança dos pequenos devotos e dos pais e responsáveis, além dos que acompanharam a passagem da imagem nas vias públicas da cidade, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), efetuou bloqueios de vias, ordenou o trânsito e pontos de apoio a romeiros que acompanharam o trajeto realizado pela imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré.

Pontos de bloqueio

Os agentes de trânsito e de transporte da Semob atuaram, durante a procissão, na organização e interdição do trânsito, no entorno do percurso, e orientação a pedestres e condutores sobre os desvios e rotas alternativas. Houve também orientação aos motoristas de ônibus quanto à mudança temporária de itinerários das linhas.

Logo cedo, a avenida Nazaré foi interditada no cruzamento com a avenida Generalíssimo Deodoro, para permitir o acesso seguro dos romeiros que iriam participar da missa. A movimentação foi intensa horas antes do início da missa, prevista para as 7 horas.

“Está ótimo caminhar com segurança em plena avenida Nazaré, que normalmente tem um trânsito movimentado”, observou a dona de casa Josilea Barbosa. Ela, a mãe, Nely, e os filhos Vinícius e Benicio estavam indo à Praça Santuário assistir à missa e, em seguida, acompanhar a procissão. “Caminhamos um pouquinho, mas com segurança e tranquilidade”, finalizou Josilea.

Interdições temporárias

Posteriormente, foram interditadas temporariamente as avenidas Governador José Malcher com a Alcindo Cacela; Generalíssimo Deodoro com a rua João Balbi; as avenidas Nazaré com Assis de Vasconcelos e Braz de Aguiar com Quintino; travessa Benjamin Constant com a Braz de Aguiar; e Dr. Moraes com Nazaré.

“Muito bom podermos andar tranquilamente, ainda mais com criança”, pontuou a dona de casa Dalia Silva. Há três anos ela leva os filhos Logan Vinicius, 10, e Kleber William, 13, para acompanharem o Círio das Crianças.

Segurança viária

“Está ótimo. A avenida está bem sinalizada e orientada pelos agentes de trânsito. A gente consegue andar com tranquilidade”, elogiou a dona de casa Katia Saraiva.

Ela e as filhas Francilene Santos e Franciele Santos, ambas professoras, levavam o neto dela, o Eric, de 11 meses, para participar do Círio das Crianças pela primeira vez.

Mudança de itinerário

As linhas de ônibus que trafegam nos corredores que compõem o trajeto da procissão, como as avenidas Nazaré e Governador José Malcher, tiveram seus itinerários alterados temporariamente, em função da romaria. Os agentes de transporte se posicionaram nos pontos de desvios para as orientações aos operadores dos coletivos e passageiros sobre essas alterações.

Os desvios dos ônibus foram feitos pelos agentes de transporte na avenida Presidente Vargas com a rua Gama Abreu, avenida Gentil Bittencourt com a travessa Quintino Bocaiúva, e avenida Governo José Malcher com 9 de Janeiro.

Equipes de transporte da Semob fizeram orientação, aos condutores de ônibus, na avenida Governador José Malcher a seguirem pela travessa 9 de Janeiro, rua João Balbi, travessa Quintino Bocaiuva e avenida Visconde (Doca) de Souza Franco, a destino.

No ponto de orientação na Rua Gama Abreu com a Presidente Vargas foi orientado aos motoristas das linhas que seguem pela avenida Nazaré, a partir daquele cruzamento, a seguirem pela avenida Gentil Bittencourt e José Bonifácio, a destino.

Na avenida Gentil Bittencourt com a travessa Quintino Bocaíuva, a orientação era seguir direto para desviar as linhas que acessam a Nazaré a seguir direto pelas avenidas Gentil Bittencourt e José Bonifácio a destino.

Segundo o coordenador de Vistoria e Fiscalização, Raimundo Rodrigues Neto, a avenida Governador José Malcher foi liberada para os ônibus por volta das 11 horas, e a avenida Nazaré, às 12h20.

Travessia segura

“Se não fossem os agentes, não iríamos atravessar com segurança”, disse a dona de casa Sheila Oliveira. Ela veio do Icui, com o filho Breno, 9, desceu na José Malcher com a 9 de Janeiro e seguiu caminhando, pois a berlinda já havia dobrado a travessa 14 de Março com a José Malcher. “Ótimo o trabalho dos agentes”, disse a dona de casa.

“Com os agentes da Semob nos ajudando a atravessar, deu mais segurança”, também comentou a enfermeira Adriana Cruz e Lima, que andava apressada pela avenida Governador José Malcher, pois a procissão já havia saído da Praça Santuário. Ela mora em Dom Eliseu e veio a Belém para ver de perto as festividades do Círio de Nazaré.

Texto:

Rosangela Gusmao