Prefeitura de Belém garante segurança viária aos visitantes dos cemitérios públicos no Dia de Finados

Para garantir a segurança viária dos visitantes que irão aos cemitérios, homenagear familiares e amigos falecidos, no feriado de finados, desta quinta-feira (2), a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), fará interdições temporárias, alteração de sentido de via e desvios de linhas de ônibus, no acesso ao cemitério Santa Izabel, localizado no Guamá; e orientação no trânsito, no acesso ao cemitério São Jorge, na Marambaia. Agentes da Semob farão rondas nos cemitérios do Tapanã e de Icoaraci.

Efetivo

O objetivo da ação é a orientação e fiscalização do trânsito, para garantir maior fluidez e segurança viaria no entorno dos cemitérios, em função da grande demanda de visitantes esperada no horário de 6h às 19 horas. Para isso, será destacado um efetivo total de 12 agentes de trânsito e de transporte, com o apoio de seis viaturas.

Sendo que, já na quarta-feira, dia 1º, uma equipe da Semob já estará orientando o trânsito no cemitério Santa Izabel, de 7h às 16 horas, pois, a expectativa é o logradouro receber uma demanda significativa de visitantes, na véspera, justamente, para fugir da grande movimentação esperada no Dia de Finados.

No feriado, equipes com quatro agentes de trânsito se posicionarão com duas viaturas nas esquinas da avenida José Bonifácio com as ruas dos Caripunas e Paes e Souza. Uma equipe de transporte, orientará os coletivos na avenida Castelo Branco com a rua dos Caripunas. No cemitério São Jorge, dois agentes e uma viatura se posicionarão próximo à faixa de pedestre para orientar o trânsito e garantir a travessia segura dos visitantes. Outra viatura fará rondas nos cemitérios do Tapanã e de Icoaraci.

Interdição e sentido único

Quem for ao cemitério do Guamá, é importante saber que a avenida José Bonifácio será interditada parcialmente e terá sentido único, no trecho entre as ruas Paes e Souza e dos Mundurucus, no sentido Guamá/São Brás. Somente veículos pequenos poderão passar pelo bloqueio na esquina da rua Paes e Souza.

O fluxo de ônibus será retirado da área e desviado pela rua Paes e Souza, para permitir o trânsito de pedestres com tranquilidade e segurança, no acesso ao cemitério Santa Izabel. Os agentes de transporte se posicionarão na avenida Castelo Branco na esquina da rua dos Caripunas para orientar os motoristas de ônibus, no sentido São Brás/Guamá, a seguirem direto na avenida até a rua Silva Castro e José Bonifácio.

Desvio itinerários

Em função da interdição temporária e mudança de sentido da avenida José Bonifácio, a Semob vai desviar, provisoriamente, os itinerários das linhas de ônibus que operam nos referidos trechos da seguinte forma:

As linhas que operam via travessa Castelo Branco, rua dos Caripunas, avenida José Bonifácio, no sentido Guamá, farão travessa Castelo Branco, rua Silva Castro, avenida José Bonifácio, a destino.

As linhas que operam via avenida Bernardo Sayã e avenida José Bonifácio, no sentido São Brás, farão avenida Bernardo Sayão, avenida José Bonifácio, rua Paes e Souza, rua Barão de Mamoré, avenida Conselheiro Furtado, avenida José Bonifácio, a destino.

Segurança do pedestre

Para quem for visitar o cemitério São Jorge, a Semob informa que a rua da Mata terá sentido único, no perímetro entre rua Rodolfo Chermont e avenida Santarém. Agentes de trânsito vão orientar o trânsito na área para garantir a fluidez e o acesso seguro dos visitantes ao cemitério, principalmente, na travessia segura na faixa de pedestre.

Texto:

Rosangela Gusmao