Prefeitura de Belém garante segurança viária de romeiros durante a procissão do Recírio

• Atualizado há 2 anos ago

A procissão do Recírio mobilizou milhares de fiéis que foram se despedir de Nossa Senhora de Nazaré, na manhã desta segunda-feira, 24. Os devotos seguiram a imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré  até o Colégio Gentil, de onde sairá somente no ano que vem. Antes do início da procissão do Recírio, a imagem original de Nossa Senhora de Nazaré retornou ao Glória, no topo do altar da Basílica Santuário de Nazaré.

O Recírio é  a mais curta das 13 romarias do Círio de Nazaré. Foram cerca de 800 metros de percurso saindo da passagem Dom Alberto Ramos, seguindo pelas avenidas Generalíssimo Deodoro, Nazaré, Magalhães Barata até o Colégio Gentil Bittencourt.

Acesso 

Os acessos do percurso foram interditados na avenida Nazaré, nos cruzamentos com a avenida Generalíssimo Deodoro, com as travessas 14 de Março, Quintino Bocaíuva e Rui Barbosa; e na avenida José Malcher no cruzamento com a avenida Generalíssimo Deodoro e avenida Gentil Bittencourt com a travessa Quintino Bocaiúva.

Para garantir que os romeiros pudessem chegar à Basílica Santuário com segurança para se despedir da imagem Peregrina,  agentes da Superintendência  Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) interditaram temporariamente as vias de acesso ao  percurso e desviaram as linhas de ônibus que trafegam pelas Avenidas Nazaré e Magalhães Barata.

Outra providência foi posicionar equipes nos locais de interdições  para orientar o condutor e garantir segurança e fluidez do trânsito do entorno da área isolada. 

Segurança viária 

A dona de casa Cristiane Borges e a costureira Jurema Santos chegaram à Praça Santuário às  7 horas. Queriam se despedir da imagem peregrina e se emocionaram muito. Tanto no caminho de ida como a de volta  puderam caminhar em vias interditadas pelos agentes da Semob com tranquilidade e segurança.

“Tem muita gente e se fôssemos disputar o espaço com os carros seria bem mais complicado”, contou Cristiane. “Tudo muito bom e tranquilo para andar”, reforçou Jurema. 

“Me senti mais segura em caminhar em vias que normalmente passam  carros”, comentou a aposentada Risalva Lopes da Silva. Ela chegou bem cedo à Praça Santuário, às  5 horas da manhã,  mas, não entrou na Basílica Santuário para a Missa da subida ao Glória.  “Fiquei logo na Praça para poder acompanhar o Recirio”, explicou.

Interdições e desvios –  A segurança e tranquilidade no acesso dos devotos à Praça Santuário e ao parque de diversão, bem como das pessoas que se concentraram para assistir ao espetáculo de encerramento do Círio,  foi garantida pela ação  da Semob.

Tanto no encerramento, como no Recirio, a avenida Generalíssimo Deodoro com a avenida Nazaré, a Vila Leopoldina com avenida Nazaré e a Governador José Malcher, com a Generalíssimo Deodoro foram interditadas. 

Os desvios das linhas de ônibus que circulam pela avenida Nazaré foram feitos pela travessa Rui Barbosa seguindo pela avenida Gentil Bittencourt, a destino. Já os que acessam a Nazaré, pela travessa Quintino Bocaíuva, seguiram direto pela Gentil Bittencourt, a destino. 

Avaliação –  A Operação Círio, realizada pela Semob, mobilizou mais de 300 agentes de trânsito e de transporte, em regime de escalonamento, em toda a quadra nazarena,  na interdição de vias e nos desvios do trânsito e das linhas de ônibus que  trafegam nas vias do percurso das romarias que compõem as festividades do Círio, além do apoio dado no acesso ao parque de diversões. 

Para o supervisor de Operação e Fiscalização,  Elias Jardim, tudo ocorreu dentro da normalidade. “Os objetivos de orientar os devotos e condutores para garantir a segurança viária e manter a fluidez no trânsito foram alcançados”, avaliou o supervisor.

Texto:

Rosangela Gusmao

Veja também