Prefeitura de Belém garante segurança viária em romarias do Círio, neste sábado

Neste sábado, 21, foi a vez dos corredores estarem juntos da Virgem de Nazaré, mostrando devoção e fé. Durante, aproximadamente, duas horas, os participantes percorreram um total de 7 km, saindo às 5h30 da Basílica Santuário.

Durante o trajeto da Romaria dos Corredores a Prefeitura de Belém, por meio dos agentes de trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), realizou o bloqueio de vias, o ordenamento do fluxo de veículos, para evitar congestionamentos e garantir a segurança viária dos devotos.

Vias interditadas

Para a operação, a Semob disponibilizou duas viaturas, quatro motocicletas e oito agentes de trânsito, para orientar os condutores e pedestres durante o evento. Os agentes interditaram, desde a madrugada, a Av. Nazaré com a Av. Generalíssimo Deodoro para garantir a segurança na largada da corrida.

Também foram realizados bloqueios temporários na Av. Gentil Bittencourt e na Av. Conselheiro Furtado, ambas no cruzamento com a Av. Generalíssimo Deodoro, na Av. Conselheiro Furtado com a Tv. Quintino Bocaiúva, na Av. 16 de Novembro nos cruzamentos com a Rua João Diogo e Av. Almirante Tamandaré, na Rua Padre Champagnat no trecho entre Rua Tomázia Perdigão e Av. Portugal e Av. Nazaré com a Tv. Quintino Bocaiuva. As interdições foram liberadas gradativamente conforme os corredores avançavam.

Gratidão

A geóloga Regina Silva participa há quatro anos da romaria dos corredores. Nos últimos dois anos, ela participa acompanhada do namorado Thiago Gomes. “Venho agradecer pela vida, pela saúde, pela disposição que ela (a Santinha) dá todo dia pra gente se manter”, pontuou ela. Ainda segundo a geóloga, “todas as corridas devem ter o apoio dos agentes de trânsito. Na romaria foi muito importante pra nossa segurança”.

“É um momento de muita fé. Corro na romaria por conta de uma promessa que faço todos os anos”, disse a costureira Kelly Tavares, quando terminou a corrida. A costureira veio em grupo e se sentiu segura com os agentes de trânsito da Semob acompanhando o percurso. Para ela “é importante ter os bloqueios e os órgãos de trânsito ao lado, pois, às vezes, os condutores não querem dar a passagem, não respeitam”.

Fé e inclusão

Logo após a Romaria dos Corredores, os agentes de trânsito da Semob permaneceram na interdição e orientação aos condutores e romeiros na Av. Nazaré com a Av. Generalíssimo Deodoro. O bloqueio continuou para a realização segura da primeira Romaria da Acessibilidade. Segundo a Diretoria da Festa de Nazaré, a procissão foi idealizada para permitir que pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida pudessem demonstrar sua fé e gratidão, acompanhando a Santinha em uma caminhada.

A mais nova romaria da quadra nazarena contou com um trajeto mais curto, com aproximadamente 1,45 km. Às 8 horas, os romeiros saíram da Basílica Santuário e seguiram pelo seguinte trajeto: Passagem Dom Alberto Gaudêncio Ramos, Av. Generalíssimo Deodoro, Av. Braz de Aguiar, Tv. Quintino Bocaiúva, Av. Nazaré, até retornar à Brasílica.

Mudança de itinerários

Para que a romaria acontecesse de forma segura, foi necessário ainda que algumas linhas de ônibus, que trafegam por vias do percurso, fossem temporariamente desviadas.

As linhas que circulam pelas avenidas Nazaré e Magalhães Barata foram desviados pela travessa Rui Barbosa, seguindo pelas avenidas Gentil Bittencourt e José Bonifácio, a destino. Já os que acessam a avenida Nazaré, pela travessa Quintino Bocaiúva, seguiram o itinerário direto pela avenida Gentil Bittencourt, e continuaram o trajeto da linha normalmente até o destino.

“Desviamos os itinerários dos coletivos para reforçar a segurança dos romeiros no trajeto da procissão. A operação foi tranquila e ocorreu dentro da expectativa”, avaliou o coordenador de Fiscalização e Vistoria da Semob, Raimundo Rodrigues Neto.

Demonstrações de fé

Jéssica Ribeiro sempre acompanhava as missas do Círio nos anos anteriores, porém devido ser cadeirante e por conta do aglomerado de pessoas nas procissões, nunca teve a chance de participar, até este momento. “É muito importante ter uma romaria que seja acessível, que seja inclusiva, que atenda a todas as pessoas com deficiência que queiram expressar a sua fé”, pontuou.

Apesar do percurso mais curto em comparação a outras procissões, Jéssica ressalta que “com o acompanhamento e os bloqueios das ruas pelos agentes de trânsito e com a orientação dos voluntários da romaria, eu com certeza vou me sentir segura”.

Marco

“A romaria é um marco para a educação inclusiva, para inclusão de modo geral na sociedade”, comentou o professor Naldo Barros. Este ano, ele também é o locutor oficial durante o percurso da romaria. Segundo ele, o apoio dos agentes de trânsito em conjunto com os demais órgãos de segurança pública, durante a romaria da acessibilidade, “fortalece a segurança e a autonomia dessas pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, nesse caminhar”.

Texto:

Amanda Mardock