O segundo trecho da estrutura do sistema BRT Belém, compreendido entre o Terminal Mangueirão e a entrada do bairro do Tapanã, foi inaugurado, oficialmente, neste sábado, 29, pela Prefeitura de Belém. Nesta etapa foram entregues para a população, o Elevado Engenheiro José Augusto Affonso, o Terminal Tapanã, três estações e mais três quilômetros de pista expressa para circulação do ônibus do BRT até o cruzamento da avenida Mário Covas.
O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, inaugurou primeiro o Elevado que leva o nome do engenheiro e professor José Augusto Soares Affonso, em homenagem a contribuição dele em importantes ações nos governos estadual e municipal. A viúva do homenageado, a médica Leomira de Mattos Affonso, esteve presente na inauguração a declarou justa a homenagem. “Achei uma bonita homenagem porque ele era um técnico muito trabalhador e íntegro. Ele foi secretário de obras na gestão de Almir Gabriel e presidente da Codem, dentre outros cargos, além de lecionar na universidade”, lembrou a viúva.
Em seguida, foi realizada a viagem inaugural dos ônibus do BRT no novo trecho da canaleta, desde o Terminal Mangueirão até o Tapanã, com a presença de integrantes das comunidades locais, autoridades e representantes de órgãos municipais, da Caixa Econômica e do Consórcio BRT.
Junto com a inauguração do Terminal Tapanã, o Governo do Estado inaugurou a revitalização e pavimentação da avenida Mário Covas, que na entrada, também recebeu reurbanização dentro dos escopos das obras o BRT. No trevo no começo da avenida, funcionarão pontos de paradas para as linhas alimentadoras do Terminal Tapanã. O secretário de Transporte do Governo do Estado, Kleber Menezes, destacou a importância da integração. “Estamos entregando a nova Mário Covas toda revitalizada no mesmo momento que a Prefeitura entrega esta etapa do BRT, para evidenciar o quanto é importante que o BRT Belém esteja integrado com Metropolitano que será implantado pelo governo, mostrando o bom emprego de recursos em obras que representam avanços para a população”, destacou o titular da Setran.
Representando o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, na cerimônia de inauguração, o secretário nacional de Desenvolvimento Urbano, Gilmar Santos, falou da satisfação de ver a obra avançando. “Esse investimento tem sido bem empregado. O BRT Belém está acima da média nacional de obra em execução. A gente vê o comprometimento de todos os envolvidos para que a obra seja concluída e percebemos a felicidade que esta etapa traz para a população. Isso mostra o compromisso da gestão”, discursou o secretário.
O Prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, destacou a dificuldade de realizar a obra em uma avenida importante para o trânsito de Belém. “Essa é uma obra complexa e difícil de realizar, contudo, representa avanço na mobilidade e a expansão urbana, pensada para a melhoria de vida das famílias que aqui habitam. Foram necessárias muitas estratégias para realizar a obra sem precisar fechar a via por completo e limitar o tráfego, o que torna mais difícil sua execução, mas estamos avançando e até o fim do ano a canaleta do BRT chega até Icoaraci”, ressaltou o prefeito.
Para o secretário de Urbanismo, Adinaldo Oliveira, entregar mais uma etapa da obra é um momento de comemoração. “Essa obra tem exigido muito trabalho e suor do envolvidos e apesar das tensões, tudo foi realizado. Mesmo no atual momento, em que o país vive uma crise política, nosso prefeito inaugura esta importante obra que traz qualidade de vida para a população”, afirmou o secretário da Seurb.
No total, o novo trajeto dos ônibus do BRT passa a ter, aproximadamente, 12,7 km de extensão. Além dos três terminais também estarão funcionando mais três estações, que são Sideral, Morada do Sol e Parque Shopping Belém e que se juntam as estações Templo Centenário, Marinha, Marambaia, Júlio César e Antônio Baena/Curuzu.
“A entrega de mais um trecho do BRT irá beneficiar, sobretudo, a população residente das áreas mais afastadas do centro, que terá a opção de utilizar um novo modal de transporte a partir do novo terminal, além da possibilidade de integração a outras linhas de ônibus no Terminal Mangueirão e Terminal São Brás. Tudo isso pagando uma única passagem”, comemora a diretora titular da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Ana Paula Grossinho.
O valor da passagem será a mesma praticada no transporte regular do município, sendo R$ 3,30 (inteira) e R$ 1,65 (meia passagem), respeitando, ainda, todas as gratuidades previstas em lei.
As obras seguem no terceiro trecho, entre o Tapanã e Icoaraci, onde estão em andamento o Terminal Maracacuera, cinco estações e o restante de canaleta até o terminal na entrada de Icoaraci.
Por Jaqueline Ferreira
Fotos: Tássia Barros
Avanços na mobilidade urbana, ações educativas e atendimentos descentralizados marcam a gestão municipal
Em quatro anos de gestão do prefeito Edmilson Rodrigues, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), deu