Prefeitura de Belém inaugura Minicidade do Trânsito durante abertura da programação do Maio Amarelo

A Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), abre nesta sexta-feira,10, a programação do Maio Amarelo, mês de conscientização das pessoas em relação à segurança do trânsito.

No horário de 9 às 12 horas, no Shopping It Center, localizado na avenida Senador Lemos, a abertura contará com a inauguração e atividades da Minicidade Educativa do Trânsito e ações de prestação de serviços de emissão de cartões Passe Fácil (meia-passagem, cartões Sênior e Especial) e credencial de vagas especiais de estacionamento para idoso e pessoas com deficiência (PCD).

O tema deste ano, “Paz no trânsito começa por você!”, convida cada pessoa a uma reflexão sobre suas atitudes diárias no trânsito enquanto está andando, pedalando, pilotando, dirigindo ou no transporte público. O intuito é a reflexão sobre a necessidade de manter condutas seguras no trânsito, de modo a evitar imprudências, sinistros e mortes no trânsito. Durante este mês, a Semob reforçará suas ações educativas direcionadas aos pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores, voltadas ao tema deste ano.

Movimento pela vida – O Maio Amarelo é um movimento criado com a finalidade de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito de todo o mundo. No Brasil, as campanhas do Maio Amarelo iniciaram em 2014 e unem o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil no propósito de discutir e criar estratégias voltadas à segurança viária.

O envolvimento desses vários segmentos da sociedade, refletem na efetividade das campanhas, pois promovem ações coordenadas entre os participantes, evidenciando a importância do tema da segurança no trânsito e ampliando as ações e propagação de campanhas educativas.

Lúdico – A Minicidade do Trânsito e Mobilidade Urbana, que será inaugurada nesta sexta-feira, 10, é um espaço voltado para a criança aprender de maneira prática e lúdica como funciona o dia a dia na via pública. O objetivo fundamental é proporcionar às crianças não apenas momentos de diversão, mas também oportunidades de aprendizado sobre o trânsito, promovendo interação e ensinamentos valiosos para a vida, como as condutas seguras no trânsito.

“O espaço simula ambientes de trânsito com uma composição de diversos elementos urbanos da cidade de Belém, voltados para a educação no trânsito e para mobilidade urbana dentro de um contexto pedagógico que desenvolvam nelas valores humanos que busquem a conscientização e sensibilização para um trânsito mais seguro”, explicou Tatiane Pinheiro, chefe da Divisão de Educação para o Trânsito da Semob.

As atividades da Minicidade que acontecerão até o dia 29 de maio, atendendo aos alunos da rede pública e particular de ensino, além da Associação de Mães de Autistas, APAE e CRAS Jurunas, começando pela Escola Municipal Santana do Aurá. No período de funcionamento, deverão passar cerca de 265 estudantes, que participarão das atividades lúdico-pedagógicas.

Emissão de Passe Fácil – Durante a abertura, a Semob oferecerá também os seus serviços de emissão do cartão Passe Fácil (meia-passagem, cartões Sênior e Especial), além da credencial de estacionamento para vagas de idoso e PCD. No horário de 9 às 12 horas, o usuário do transporte coletivo por ônibus poderá ter acesso a esses benefícios.

O atendimento é realizado pela Coordenadoria de Atendimento ao Usuário (COAU), ligada à Diretoria de Transportes da Semob, em parceria com o Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos de Belém (Setransbel). Segundo a coordenadora da COAU, Patrícia Ellen da Conceição, serão atendidos os alunos cujas as escolas já encaminharam a listagem de 2024 à Semob, pois, já constam no sistema.

Serão distribuídas 70 senhas para os atendimentos de 1ª e 2ª via de meia passagem, 2ª via de passe especial e 2ª via de passe sênior. E outras 70 senhas serão distribuídas para emissão de 1ª via de passe sênior, Credencial de estacionamento para idoso e PCD e agendamento de perícia para a 1ª via de passe especial.

Programação – Durante o Maio Amarelo, a Semob realizará ainda, atividades educativas, como a blitz direcionada aos pedestres, objetivando alertar sobre atitudes imprudentes no trânsito para que tenham mais atenção e segurança na travessia. A ação acontecerá na quinta-feira, dia 16, de 7 às 9 horas, na faixa localizada na avenida Senador Lemos, em frente da Escola Maria Luíza Pinto Amaral.

Na sexta-feira, dia 17, a blitz educativa será direcionada aos ciclistas. As abordagens educativas, com distribuição de material educativo sobre segurança no trânsito e coletes refletivos. A ação acontecerá de 7 às 10 horas, na Alferes Costa;

No dia 23 de março, de 11 às 15 horas, no Shopping Pátio Belém, será realizado o comando educativo nas vagas especiais de estacionamento. A ação acontecerá nos estacionamentos dos estabelecimentos como Shopping com abordagem aos motoristas que costumeiramente estacionam os veículos nas vagas que são destinadas aos idosos e deficientes, paralelamente acontecerá a ação do COAU para emissão de credencial de estacionamento no local da ação.

Já no dia 24 de maio, acontecerá nos terminais do BRT e nos ônibus ação relativa ao respeito aos assentos preferenciais (PCD e idoso). A intenção é relembrar os usuários que todos os assentos são preferenciais e a importância de ceder a vaga para as pessoas que estão relacionadas na categoria de prioridade como: grávidas, mulheres com crianças de colo, obesos, idosos e PCDs.

Texto:

Rosangela Gusmao