A Prefeitura de Belém segue intensificando os serviços dos órgãos municipais no distrito de Outeiro. O objetivo é minimizar o impacto da interdição da ponte para os moradores da ilha.
Vistoria – A Defesa Civil Municipal atendeu, entre os dias 31 de janeiro e 4 de fevereiro, mais de 70 famílias de Outeiro. O órgão vem intensificando os serviços no distrito para atender as solicitações dos moradores da ilha. O objetivo é realizar mais de 90 vistorias que já foram solicitadas previamente. A solicitação para a visita pode ser feita por meio do site da Defesa Civil de Belém.
Movimentação – A movimentação nos trapiches dos distritos de Outeiro e Icoaraci segue intensa. Os órgãos que compõem a Sala de Situação, na qual a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) participa, anteciparam, desde a ultima quarta-feira, 2, o primeiro horário de saída da ilha de Outeiro, passando para às 5h, e estendendo a última saída de Icoaraci para às 23h. Agentes da Semob atuam na organização das filas para garantir o embarque seguro.
Nesta sexta-feira, 4, a operação dos ferry-boat foi suspensa, às 13h30, por conta da maré alta. A travessia foi liberada, por meio da balsa, após a maré baixar. A Semob orienta os usuários a dar preferência à travessia pelas lanchas rápidas e navios, disponibilizados gratuitamente à população, pela Prefeitura de Belém, em parceria com o Governo do Estado.
Audiência Pública – A Prefeitura de Belém, por meio da Semob, segue conversando com os moradores do distrito de Outeiro para ouvir opinião e sugestões sobre as ações emergenciais em relação ao transporte rodoviário e hidroviário na ilha.
Na noite desta quinta-feira, 3, foi realizada mais uma Audiência Pública, desta vez no bairro do Fidelis. Uma das principais reclamações dos moradores é com a relação aos horários dos ônibus circular. A Semob informou que vem fiscalizando as linhas internas que circulam na ilha e aprimorando o serviço.
Texto: Victor Miranda
Foto: Mácio Ferreira/ Comus