Prefeitura de Belém interdita vias e orienta condutores e pedestres na saída do traslado para Ananindeua

A Praça Santuário amanheceu fervilhando. Desde cedo, muitos fiéis se dirigiam à Basílica Santuário para conseguir um lugar, numa igreja já lotada, para assistir à missa. Um telão foi instalado do lado de fora para que todos pudessem assistir à missa que iria dar início à segunda romaria do Círio 2023.

Depois da missa e da colocação da imagem peregrina na berlinda, o traslado saiu às 8 horas desta sexta-feira (6), em direção à Igreja Matriz de Ananindeua, numa procissão com previsão de 10 horas de duração e estimativa de 1,3 milhão participantes, segundo a Diretoria da Festa. Desde as 4 horas da manhã, os agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) já haviam interditado a Generalíssimo Deodoro com a Nazaré, para garantir a segurança na concentração dos veículos que iriam participar da romaria.

A Vila Leopoldina com a avenida José Malcher também estava bloqueada, para não permitir o acesso de veículos para a avenida Nazaré. Os veículos que vinham pela Nazaré, desviavam pela Generalíssimo. Estava sendo permitido somente o acesso de pedestres.Foi o caso das aposentadas Edilene Santos e Conceição Souza Monteiro que desceram apressadas do carro, no ponto de bloqueio, e caminharam pela vila Leopoldina para chegar em tempo de assistir à missa. “Os bloqueios são necessários para organizar o trânsito e dar mais segurança aos pedestres”, pontuou Edilene.

Posteriormente, a avenida Nazaré foi interditada na travessa Quintino Bocaíuva e Rui Barbosa. Os agentes de trânsito atuaram nos pontos de bloqueio organizando o trânsito e orientando condutores e pedestres quanto aos desvios. Condutores paravam no bloqueio para pedir orientação aos agentes sobre por onde deveriam seguir.

Alguns pedestres também buscavam informações, como foi o caso da aposentada Ângela Maria de Souza Rodrigues. Ela mora na travessa Rui Barbosa e estava na dúvida quanto ao acesso de automóveis no trecho entre as avenidas Nazaré e na Brás de Aguiar. “Vou receber familiares para o Círio e como vi a entrevista na televisão sobre essas orientações, já aproveitei para me orientar sobre como poderia ser o acesso deles”, contou.

Orientações

O supervisor de Operação de Trânsito da Semob, Elias Jardim, considerou que a operação no entorno da Praça Santuário e na avenida Almirante Barroso até o Entroncamento, ocorreu dentro da normalidade e reforçou o apoio da Guarda Municipal de Belém, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal (PRF), que segue com a romaria até Ananindeua.

Elias Jardim informou que o trajeto da Trasladação e do Círio será interditado a partir de 6 horas da manhã do sábado,7, e orientou que os moradores da área, retirem seus veículos estacionados até meio-dia. “Depois disso iremos remover para a área por trás do Palácio Antônio Lemos”, alertou.

Outra orientação é que os romeiros, se possível, deixem o carro em casa. “A cidade fica muito movimentada nessa época do ano e com as interdições, existem poucos espaços para estacionamento”, enfatizou, sugerindo o uso de outros tipos de transporte ou que sigam a pé.

O supervisor destacou que, neste ano, quatro corredores ficarão livres, quando não houver procissões. Na avenida Nazaré, as travessas Rui Barbosa e Benjamin Constant ficarão liberadas e, na avenida Presidente Vargas, serão as ruas Gaspar Viana e Oswaldo Cruz. “Enquanto não estiver passando procissão, esses corredores serão abertos para possibilitar que os veículos atravessem as avenidas Nazaré e Presidente Vargas”, reforçou.

Ônibus

Durante as interdições, os itinerários das linhas de ônibus, que trafegam pelas avenidas Nazaré e Magalhães Barata, foram desviadas pela travessa Rui Barbosa. Já os ônibus que acessam a Nazaré pela Gentil Bittencourt/Quintino, estavam seguindo direto na Gentil.

Agentes de transporte se posicionaram na esquina da Rui Barbosa com a Nazaré e na Gentil Bittencourt com a travessa Quintino Bocaíuva orientando motoristas e passageiros quanto às mudanças temporárias de itinerários das linhas de ônibus.

Texto:

Rosangela Gusmao