Prefeitura de Belém investe no transporte fluvial e amplia linha municipal com comodidade, rapidez e segurança

Em poucos dias de operação, a linha municipal fluvial para Mosqueiro, que começou a operar na sexta-feira, 14 de julho, vem recebendo adesão e elogios de passageiros que já aproveitam mais essa alternativa para se deslocar de Mosqueiro à capital.

É a Prefeitura de Belém investindo e ampliando o transporte fluvial de passageiros, pois já disponibiliza linha municipal para o transporte de passageiros na travessia Icoaraci-Cotijuba, que interliga dois distritos de Belém pelos rios.

Dentro dessa proposta, a prefeitura, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), finaliza também o credenciamento de operadores da travessia para a ilha do Combu e a criação da linha exclusiva que interligará essa população ribeirinha à parte continental da cidade.

Travessia segura a Cotijuba

A travessia para Cotijuba já caiu no gosto dos usuários do sistema há algum tempo. Muitos passageiros recorrem ao navio Otávio Oliva, com capacidade para 540 lugares, pela segurança, pelo conforto e tranquilidade. E ainda porque as gratuidades e meia-passagem são aceitas na viagem, conforme legislação vigente.

O autônomo Márcio Brito prefere atravessar para Cotijuba de navio por causa da segurança. Ele, que sempre viaja com a família, principalmente neste mês de julho, prima pela segurança da esposa, filhos e netos. “É muito mais seguro, até porque sempre estamos viajando com criança e o cuidado precisa ser redobrado”, contou o autônomo.

“Gostamos de viajar no navio por ser mais seguro e confortável”, disse a babá Dominique Hellen. Ela e o marido sempre atravessam para aproveitar as praias de Cotijuba, principalmente, na época de veraneio. A dona de casa Selma Ramos também prefere a linha municipal por ser mais segura.

Opção de deslocamento

A linha fluvial para Mosqueiro foi criada para atender aos anseios da população da ilha em seu deslocamento para Belém. “Vamos usar os rios de Belém para garantir o direito de ir e vir ao trabalho, ao lazer, à escola”, disse o prefeito Edmilson Rodrigues, no momento em que anunciou o início da operação da linha municipal.

“A disponibilidade do novo modal, através da implantação da linha fluvial, amplia as opções de deslocamento à população residente e flutuante da ilha. Além disso, deve-se ressaltar que os horários das viagens contemplam as necessidades dos moradores em seus deslocamentos para a área central de Belém com comodidade, segurança e com menor tempo de viagem”, pontuou a superintendente da Semob, Ana Valéria Borges, no início da operação da linha fluvial municipal.

Interligação ao centro

“Essa travessia facilitou muito a vida da gente que mora em Mosqueiro. Foi a melhor coisa que a Prefeitura fez. Espero que a linha continue”, observou a educadora social aposentada, Maria Emília. Ela estava desembarcando do navio Solimões, no Terminal Hidroviário de Belém, vinda de Mosqueiro e a caminho do trabalho, no Ver-O-Peso.

O servidor público estadual Guilherme de Lima considerou ótima a viagem ao centro de Belém. “Maravilhosa! A vista é agradável demais. Adorei!”, definiu o servidor. Segundo ele, é uma alternativa de transporte ao rodoviário, uma vez que, de forma prática, pode resolver tudo no centro de Belém, sem precisar enfrentar o trânsito na BR-316. “Chego de bom humor, descansado e, melhor, ainda economizo, pois, deixei meu carro em Mosqueiro e não vou gastar com combustível e nem a minha paciência, com engarrafamentos”, comentou.

Fomento ao Turismo

Neste período de férias escolares e de veraneio, quando a ilha recebe uma demanda grande de veranistas, as viagens de navio também são uma opção e turística. A demanda está sendo muito grande na saída de Belém, nos sábados e domingos de manhã, com partida às 7h30, e no retorno, às 16h30.

As amigas Ana Andrade e Ana Celia Cruz viajaram pela primeira vez no Solimões, no domingo. “Pela primeira vez, estamos indo a Mosqueiro de navio, para conhecer as belezas naturais do trajeto e fugir do trânsito”, pontuou a servidora pública Ana Andrade. Elas foram passear pela ilha e retornaram no mesmo dia, na tarde do domingo.

Walter Martins e a família experimentaram, pela primeira vez, a tranquilidade de viajar de barco para Mosqueiro. “Vamos aproveitar o domingo e somente retornar, na segunda-feira, 24, e esperamos uma viagem tranquila e prazerosa”, comentou o operador de máquinas, alojado confortavelmente na poltrona reclinável, assistindo à televisão ao lado da esposa Ivana Machado dos Santos.

Fique atento aos horários e tarifas da linha Mosqueiro-Belém

De segunda a sexta-feira, o navio Solimões sai às 5h30 do Terminal Hidroviário de Mosqueiro, na Vila, até o Terminal Hidroviário de Belém, localizado na Marechal Hermes, no Ver-O-Peso. O retorno de Belém para Mosqueiro ocorre às 18h30.

Nos finais de semana, as viagens têm caráter turístico e os horários mudam. No sábado, a saída de Mosqueiro é às 5h30 e às 16h30. Já nos domingos e feriados, o navio sai de Mosqueiro às 16h30.

De Belém para Mosqueiro, nos sábados, domingos e feriados, o Solimões parte às 7h30. A ideia é fomentar o turismo, incentivando as pessoas a visitarem a ilha e aproveitarem as belezas naturais no trajeto do passeio.

A tarifa durante a semana é R$10, e durante o fim de semana, é R$20, com direito à meia-passagem e as gratuidades previstas em lei, com a apresentação do cartão Passe Fácil.

Texto:

Rosangela Gusmao