Prefeitura de Belém irá criar novo acesso ao estacionamento da feira da Bandeira Branca

97be6e4e-b365-449c-8e1b-b3121b5b64d5Feirantes que trabalham na Feira da Bandeira Branca e a equipe técnica da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira, 7, para analisar propostas de intervenção viária para acesso à feira por veículos particulares. A demanda surgiu após as últimas alterações na engenharia de tráfego no local, que desde dezembro do ano passado tornou a avenida Dr. Freitas mão única no sentido avenida João Paulo – Almirante Barroso, e que acabou sendo apontado pelos feirantes como um entrave ao acesso de seus clientes que trafegavam pela Almirante Barroso.
A mudança no sentido da avenida Dr. Freitas foi necessária após a abertura das obras de prolongamento da avenida João Paulo II pelo Governo do Estado, que aumentou o fluxo de veículos em busca dessa nova rota, ocasionando grandes congestionamentos exatamente na confluência das avenidas João Paulo II, Perimetral e Dr. Freitas. Uma primeira tentativa de adequação, alterando o tempo do semáforo dessa confluência de quatro para três tempos, não foi suficiente para dar vazão ao tráfego, o que só foi solucionado com uma nova mudança para dois tempos semafóricos e a consequente transformação da Dr. Freitas em sentido único.
Acesso – A questão levantada pelos feirantes é que muito do público que frequenta o local fazia o deslocamento via Almirante Barroso para adentrar na Dr. Freitas, e essa demanda foi apresentada no último dia 22 de fevereiro ao corpo técnico da SeMOB, que esteve no local para avaliar quais adaptações poderiam ser feitas em alternativa. No próprio dia da visita, a equipe técnica de engenheiros e arquitetos iniciou medições na área e, após diversas análises, a reconfiguração mais adequada apresentada aos feirantes nesta quinta-feira, 7, propõe a retirada do atual bloqueio que existe de acesso da Dr. Freitas pela avenida Almirante Barroso, porém o veículo que acessar esta área entrará em um bolsão de estacionamento.
Desse estacionamento o condutor tem a possibilidade de sair pela avenida Dr. Freitas para cruzar por baixo do elevado ou mesmo acessar a avenida Almirante Barroso. Além disso, a Almirante Barroso receberá placas mostrando o acesso à feira da Bandeira Branca via Perebebuí (pela qual é possível acessar a Dr. Freitas), ou via estacionamento Dr. Freitas.
Esta nova área de estacionamento se somará à outra que já existe no local, do lado direito da avenida Dr. Freitas, mais próximo à feira, e que ganhará também uma ampliação na calçada que a separa das pistas de rolamento, a fim de evitar que veículos – em especial ônibus – trafeguem pela área de estacionamento para acessar a Almirante Barroso, colocando em risco a circulação de pedestres. “Alterar o sentido da via novamente está fora de cogitação, porque teria que alterar junto o semáforo da Dr. Freitas com a João Paulo, o que retornaria ao problema de congestionamento que havia antes e que já foi solucionado”, pontuou o arquiteto Onofre Velloso, da Diretoria de Mobilidade da SeMOB.
“Com a atual proposta vamos mudar um pouco o retorno de quem vem pela avenida Almirante Barroso, mas vamos dar garantia de acesso aos veículos que querem não só utilizar o estacionamento da feira, como também o estacionamento do Teatro do Sesi, criando uma área de estacionamento mais eficiente”, detalhou o arquiteto.
“Reunimos nossa equipe de planejamento, estatística e de engenharia para fazer esse projeto estratégico e muito importante à Prefeitura de Belém, porque a questão dos congestionamentos causados pela abertura da Avenida João Paulo II pelo Governo do Estado foi solucionado, porém junto trouxe consequências para essa vida no entorno da obra, e que agora vamos dar uma solução de acordo com quem vive nesta área diariamente. Porque muitas vezes só quem vive o dia a dia das ruas sabe o impacto que pequenas mudanças podem causar”, destacou Carlos Valente, novo diretor de Mobilidade da SeMOB, à frente deste projeto de readequação.
0681f10a-4b01-479f-af96-e4bbdfc2c725
Aprovação – A solução apresentada pela equipe da SeMOB foi aprovada por unanimidade pelos representantes dos feirantes, e agora será encaminhada à Secretaria Municipal de Economia (Secon), responsável pelas feiras e mercados de Belém, e para a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), para as obras físicas necessárias à adaptação viária no local.
“Agradecemos muito a disponibilidade da Prefeitura de Belém de abrir esse canal de diálogo, porque sabemos que não é fácil para nós, feirantes, sermos ouvidos assim em nossas demandas. Essa mudança irá nos beneficiar e aos nossos clientes, e mostra o respeito da Prefeitura com a nossa situação”, enfatizou Ana Martinez, uma das representantes dos feirantes.
Texto: Esperança Bessa
Fotos: João Gomes