Prefeitura de Belém leva serviços de emissão de cartões Passe Fácil aos moradores do Park Aurá

A Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) levou os serviços itinerantes de emissão de cartões Passe Fácil aos moradores do loteamento Park Aurá, em Belém. As atividades foram coordenadas pela Coordenadoria de Atendimento ao Usuários (Coau) ligada à Diretoria de Transportes da Semob, em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivos de Belém (Setrans-bel).

A prestação de serviços ocorreu na manhã desta quarta-feira, 6, nas dependências da Escola Municipal Santana do Aurá, no horário de 8 às 12 horas. A ação atendeu predominantemente os alunos matriculados na escola, com a emissão da meia-passagem, bem como, os moradores do entorno com a emissão dos cartões de gratuidade.

Direito garantido – O objetivo da ação itinerante é justamente facilitar o acesso e aproximar a população aos serviços prestados pela Semob na emissão de cartões de meia-passagem, Sênior, Especial e credencial de vagas de estacionamento (Idoso/PCD). Os cartões solicitados nesta quarta-feira, serão entregues na própria escola, no dia 20 de janeiro de 2024.

“A área foi escolhida para receber essa ação itinerante, em função da grande necessidade de acesso da população a esses serviços e da dificuldade de deslocamento desses moradores aos postos da Semob, seja pela distância, seja por questões econômicas”, pontuou a coordenadora da Coau/Semob, Patrícia Ellen da Conceição. Segundo ela, facilitando o acesso dessas pessoas aos serviços prestados pela autarquia, “estamos possibilitando que os direitos do cidadão sejam garantidos”.

Acesso facilitado – “A ação é muito boa. Facilita o acesso ao benefício, pois é muito complicado ir ao posto na Pedreira. Além de longe, é contramão e precisamos pegar dois ônibus para ir e dois para voltar”, pontuou a dona Daiane Lira de Souza, que levou a pequena Lara de Souza Batista, 7 anos, para solicitar a meia-passagem.

O auxiliar de manutenção Célio Roberto Dias de Souza não perdeu tempo, pediu folga do trabalho, durante a manhã, para levar os filhos Cassiano, 10, e Tiago Lobato de Souza,7. “A gente não tem muito tempo para se deslocar até o posto da Aldeia Cabana, além do deslocamento ser muito ruim por causa do trânsito na BR-316, ainda gastamos muito com passagem de ônibus”, explicou.

“Graças a Deus que aconteceu essa ação. Maravilhoso, pois tivemos acesso ao benefício próximo de casa. É muito difícil se locomover para longe e, às vezes, não  tem dinheiro para a passagem”, observou a dona de casa Caroline Pereira Rabelo, que levou a filha Maria Eduarda, aluna da escola, para solicitar a meia-passagem.

Gratuidade – Além da meia-passagem, a ação itinerante da Semob também ofereceu serviços de emissão de passe Senior, Especial e credencial para estacionamento. Dona Leude Pereira Rodrigues foi à escola, onde o filho Lucas Rodrigues da Conceição estuda, pedir informações e ela soube que poderia fazer agendamento para a emissão de 1ª via cartão Especial.

O filho, portador da síndrome de down, tem direito à gratuidade e ela, como acompanhante. “Excelente. Eu já tinha ido atrás desse benefício e   não consegui, por causa do endereço. Vi no grupo da escola que iria acontecer a ação, vim me informar e consegui fazer o agendamento”, comemorou a dona de casa.

A idosa Domingas Concina da Silva, 70, mora sozinha e ainda paga ônibus. Segundo ela, por causa do trabalho os filhos não têm tempo de levá-la até o posto da Aldeia Cabana. “Não posso perder essa oportunidade, pois, agora vou conseguir tirar o cartão do idoso, que vai garantir a gratuidade no ônibus, aqui perto de casa.  Muito bom”, disse a idosa.

Atendimentos – A ação itinerante possibilitou a realização de 41 atendimentos. Desse total, 16 foram atendimentos de emissão de meia-passagem, duas solicitações para o cartão Senior (1ª e 2ª vias), 4 agendamentos de 1ª via do cartão Especial, 5 casos de biometria facial e 14 informações em geral.

Texto:

Rosangela Gusmao