Prefeitura de Belém mantém ações para beneficiar população de Outeiro

Os órgãos da Prefeitura de Belém continuaram com os serviços para a população do distrito de Outeiro, nesta segunda-feira, 24. As secretarias municipais vêm realizando fiscalização e orientação de forma intensa, desde o dia 17 de janeiro, para minimizar o impacto da interdição da ponte que dá acesso ao distrito.

Travessia – A partir desta segunda-feira, os serviços hidroviários que estão sendo oferecidos aos moradores do Outeiro, embarque e desembarque dos navios e do catamarã, estão concentrados no trapiche Chico Sampaio, no final do bairro da Brasilia. Antes, os dois navios atracavam no porto da Sotave (CDP). Assim as travessias, inclusive por balsas, estão concentradas no trapiche e no porto de balsa.

Desde cedo, em Outeiro, os agentes de trânsito e de transporte da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) informaram e orientaram os passageiros para o  embarcar no trapiche. As viagens ocorreram às 6h30 e às 7h, com destino ao Terminal Hidroviário de Belém, localizado na região do Ver-O-Peso.

A travessia de lancha rápida de Outeiro para Icoaraci recomeçou hoje, com a liberação do trapiche para embarque e desembarque. A primeira viagem ocorreu às 6h. O catamarã também faz viagem em horários pré-estabelecidos. Ou seja, a travessia Outeiro/Icoaraci/Outeiro é realizada no período de 6h e 20h. A travessia dura em torno de 4 minutos, do trapiche de Outeiro até o trapiche de Icoaraci, no regime bate e volta. Contando o tempo de embarque e desembarque nos dois trapiches, a viagem de ida e volta dura em torno de 30 minutos.

As balsas (ferry-boat) continuam fazendo a travessia da margem de Icoaraci, na 7ª Rua, até a margem de Outeiro, no final da Brasília. As balsas transportam passageiros e veículos de pequeno e de grande portes, 24 horas, em regime de bate-volta. A travessia leva aproximadamente 10 minutos. A demora se dá no embarque e desembarque, que pode chegar a 30 minutos para cada.

Ordenamento – Os agentes de trânsito e de transporte continuaram operando em Outeiro, com apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal de Belém (GMB), para manter o ordenamento das filas de veículos e de pedestres que irão embarcar na balsa para atravessar até Icoaraci e que vão embarcar no catamarã e nos navios no trapiche. Na parte de Icoaraci, a Semob está com um ponto fixo de fiscalização localizado na travessa do Cruzeiro com a rua Santa Isabel.

No local, foi instalado um ponto de embarque e desembarque do transporte coletivos por ônibus para o atendimento aos usuários que desembarcam das balsas e se dirigem a vários destinos, como São Brás, Presidente Vargas e Ver-O-Peso, além do troncal BRT/São Brás. A linha circular na ilha e a travessia para o continente é feita gratuitamente.

Conclusão – A Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) concluiu os serviços de reforço estrutural nas colunas de sustentação e passarelas do Trapiche Francisco José de Sampaio, no bairro da Brasília, distrito de Outeiro. O embarque e desembarque de passageiros no Trapiche de Outeiro foi liberado às 6h desta segunda-feira.

Na madrugada desta terça-feira, 25, equipes técnicas da Seurb irão iniciar a instalação de uma cobertura na passarela do Trapiche para garantir mais segurança para a população no embarque e desembarque.

Segurança – A GMB mantém, estrategicamente, seis pontos de apoio realizando segurança preventiva para garantir a tranquilidade da população. Além disso, motos e viaturas realizam rondas nas vias de acesso à travessia das balsas e embarcações, tanto da Ilha do Outeiro como em Icoaraci. A lancha e o ônibus de videomonitoramento do órgão também fazem parte das ações, ampliando o patrulhamento. Em parceria com os demais órgão municipais e estaduais, a GMB tem um agente monitorando as câmeras na sala de situação do Centro Integrado de Operações (Ciop).

Texto: Victor Miranda

Foto: Foto Ascom