Prefeitura de Belém orienta os foliões do Carnaval em Mosqueiro sobre segurança no trânsito, neste sábado, 10

Quando o carnaval chega é comum encontrar várias pessoas que pegam a estrada para aproveitar o festejo nas praias, como ocorre no Distrito de Mosqueiro. No entanto, curtir ao lado de familiares e amigos não deve ser a única preocupação dos foliões, que também devem estar atentos para os cuidados no trânsito, já que, neste período, aumentam as imprudências, que ocasionam sinistros, principalmente quando há a união de álcool e direção.

Por este motivo, na manhã deste sábado, 10, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) realizou ação educativa, com apoio dos agentes de trânsito,  próximo ao Caramanchão, no Chapéu Virado, e também na Praia do Farol, em Mosqueiro, para orientar os foliões sobre condutas seguras no trânsito.

Abordagens

Ao todo foram 30 bares abordados, recebendo os adesivos de adesão à campanha “Bar Amigo do Trânsito” e mais 1.300 orientações feitas para condutores de moto, carro e vans, além de ciclistas e pedestres, reforçando o tema “Paz no Trânsito Começa Por Você”.

“A ação foi iniciada no Chapéu Virado e terminou na Praia do Farol. Muitos foliões consomem bebida alcoólica e na hora de voltar para casa são eles mesmos que dirigem. Esse ato causa grandes riscos às vidas no trânsito”, explicou a chefe de Divisão de Educação para o Trânsito da Semob, Tatiane Pinheiro, destacando a importância das lições repassadas por sua equipe.

Orientações e alertas

Além das orientações, que buscaram sensibilizar e alertar sobre os cuidados essenciais para serem adotados, evitando sinistros e óbitos, os educadores também distribuíram material com dicas de segurança viária para todos os envolvidos no trânsito. Os condutores também receberam aadesivos sobre as boas práticas ao dirigir, tais como: se beber, não dirija; não parar ou transitar na ciclofaixa e respeitar a faixa de pedestre.

O morador da ilha, Geraldo Gomes da Silva, transitava de bicicleta pelo Caramanchão, quando parou para receber as orientações da equipe de educação. “É ótima essa iniciativa para conscientizar as pessoas a não se colocarem em risco. Aqui o movimento vai aumentar bastante e o povo tende a não respeitar o espaço de cada um, especialmente os motoqueiros”.

A atividade se estendeu ao longo do calçadão do Caramanchão e da Praia do Farol e abordou, inclusive, os funcionários e donos dos bares e restaurantes, que ficam nas proximidades. Os educadores da Semob orientaram sobre as formas de garantir a segurança dos clientes que chegam em seus veículos e consomem bebida alcoólica.

Bares e restaurantes

Os adesivos do “Bar Amigo do Trânsito” também foram distribuídos nos locais, como forma de indicar que o bar ou restaurante apoia que os condutores que beberam não voltem dirigindo para suas casas, mas façam uso de outros meios, como  pedir carona ou eleger um amigo da vez para manter a sobriedade e levar todos em segurança.

A comerciante Ana Cristina Paes, dona de um dos restaurantes,  contou que já trabalha no Chapéu Virado há 40 anos e que já viu muitos sinistros de trânsito em período de festejo. Uma vez, inclusive, Ana disse que um motorista embreagado perdeu o controle do carro e invadiu o restaurante, sorte que não havia movimento de pessoas.

“Essas orientações ajudam a evitar muitos acidentes, como atropelamentos por falta de atenção. Tem gente que não tem consciência. Alguns bebem e saem dirigindo, outros, bem poucos, vejo deixando de beber para levar o resto do grupo em segurança”, contou.

“Tem que orientar mesmo. O grupo precisa escolher uma pessoa para não beber e levar todos pra casa, pra ninguém correr riscos. Bebida não combina com trânsito”, disse Marlene Raiol, que trabalha há 44 anos em um restaurante no Chapéu Virado. A dona do estabelecimento aprovou a ação educativa e adorou o adesivo que o bar recebeu.

Texto:

Amanda Mardock