Prefeitura de Belém participa de força-tarefa para desobstruir avenida Almirante Barroso

A Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e a Guarda Municipal (GMB), participou da força-tarefa composta pelos demais agentes de segurança, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup), para desobstruir os locais interditados por manifestantes contrários ao resultado das Eleições 2022, em todo o Estado.

Na reunião ocorrida, na manhã desta terça-feira, 1º, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) foram definidas as estratégias da ação de desobstrução de todos os pontos de interdição e aplicação de multa horária de R$100 mil aos responsáveis.

Almirante Barroso

O foco em Belém foi a avenida Almirante Barroso, ocupada por manifestantes desde o início da tarde de segunda-feira, 31, no trecho entre as avenidas Tavares Bastos e Júlio César. Durante a manhã desta terça-feira, foram liberadas uma faixa e a canaleta do BRT, sentido São Brás. Por volta de 10h20, a Semob precisou interditar totalmente o trecho em questão para a segurança dos que estavam no perímetro.

Agentes de trânsito garantiram a fluidez no cruzamento da av. Tavares Bastos, onde os veículos e linhas de ônibus estavam sendo desviados e orientaram os motoristas a retirarem seus veículos estacionados na avenida.

Ao todo foram 56 carros retirados do local. “A função da Semob foi a retirada dos veículos estacionados na avenida e liberação das faixas ocupadas”, disse o coordenador de Trânsito, Isaías Reis. Para essa tarefa, o coordenador contou com o apoio da Guarda Municipal de Belém (GMB).

Dispersão – A Polícia Militar, através da Cavalaria, Rotam e Choque, dispersou os manifestantes. Para dar maior segurança a essa ação, interditou o sentido Entroncamento da avenida Almirante Barroso, e desviou o trânsito pela avenida Júlio César, sentido avenida João Paulo II. A avenida Almirante Barroso, nos dois sentidos, foi liberada por volta de 15h15. Somente a canaleta do BRT, sentido São Brás encontra-se bloqueada pelas viaturas da Polícia Militar e Bombeiros. A canaleta do BRT foi liberada, no final da tarde.

Alguns manifestantes ficaram concentrados na ciclovia da avenida, em frente ao 2º BIS.  Porém, as barracas haviam sido retiradas e os banheiros químicos colocados do outro lado da pista. Por conta disso, viaturas da PM e da Semob  monitoram a área para evitar nova ocupação da via e para assegurar o direito de ir e vir da população.

Prejuízos à população

Em mais de 24 horas de protesto que interditou parcialmente a avenida Almirante Barroso, principal via de entrada de Belém, causou muitos prejuízos à população. Com o congestionamento, uma vez que o fluxo afunilou, pois, somente a canaleta do BRT e uma faixa estavam liberadas, causou retenção de coletivos e atrasos nos horários.

A dona de casa Maria Brito perdeu uma consulta que estava marcada há meses, pois, não chegou a tempo e teve que remarcar. “Fiquei horas parada, dentro de um ônibus, num congestionamento”, contou.

A operadora de caixa desceu do ônibus e optou por caminhar para poder chegar no horário em seu trabalho. “Foi o jeito, não tinha como ficar esperando nesse engarrafamento”, comentou. Os terminais do BRT ficaram lotados, pois, os ônibus articulados ficaram retidos e não puderam cumprir o horário.

Texto: Rosângela Gusmão

Foto: Ascom/Semob