Prefeitura de Belém promove ação integrada no Tapanã no próximo sábado, 27

A Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), promove uma ação cidadã integrada na manhã do próximo sábado, 27, na Escola Municipal José Alves da Cunha, localizada na rua Santos dos Santos S/N, no bairro do Tapanã.

Das 8h às 12h, serão ofertados serviços de solicitação de emissão de documentos; vacinação contra Covid-19, influenza e tríplice viral; orientação odontológica; e corte de cabelo, dentre outros.

A ação conta com o apoio das secretarias municipais de Saúde (Sesma), de Economia (Secon) e da Fundação Papa João XXIII (Funpapa). Além das parcerias com Polícia Civil; Secretaria Estadual de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster); e Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belém (Setransbel).

Serviços ofertados

A Semob, com apoio da Setransbel, ofertará à população serviços de emissão da 1ª e 2ª via da meia passagem, de 1ª e 2ª vias do Cartão Sênior, da 2ª via do Cartão Especial e credencial para estacionamento, além de orientações sobre notificações de infração de trânsito e atendimento da ouvidoria da Semob.

Já a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) disponibilizará atendimento de testes rápidos (sífilis, HIV, hepatite B e C); vacinas contra gripe Covid-19, influenza e tríplice viral; medição de glicemia e pressão; e stands expositivos sobre prevenção de doenças, brincadeiras e jogos educativos.

A Secon, através do Portal do Trabalhador, irá emitir a carteira de trabalho (CTPS) digital, com atendimento limitado a 30 senhas. A Fundação Papa João XXIII (Funpapa) realizará o cadastro no CadÚnico, com limite de 50 senhas. A Polícia Civil ofertará pedidos de emissão de Registro Geral (RG), com 100 senhas para atendimento. Já a Seaster oferecerá pedidos de emissão de certidão de nascimento, com senha para 50 usuários.

A ação social também contará com orientação odontológica e corte de cabelo e serão disponibilizadas 30 senhas para cada um dos serviços.

Documentos necessários – Para a emissão da 1ª via da meia-passagem, o estudante tem que agendar o atendimento pelo site do Passe Fácil.

Além disso, o aluno deve apresentar original e cópia do RG. Se for criança ou adolescente e não tiver o documento de identidade, pode apresentar a certidão de nascimento, além do comprovante de residência e uma foto 3×4.

Para a 2ª via da meia-passagem, além dos documentos citados acima, é necessária uma declaração da escola na qual é matriculado, com validade de até 30 dias. Para a 2ª via, não é necessário agendar pelo site.

Já para a 2ª via do Passe Especial, são necessários original e cópia do RG, do comprovante de residência, Boletim de Ocorrência ou o cartão danificado e uma foto 3×4.

Para a 1ª e 2ª vias do Passe Sênior, é necessário apresentar original e cópia do RG, comprovante de residência e uma foto 3×4. Para a 2ª via é preciso acrescentar o Boletim de Ocorrência ou o cartão danificado.

Quem for buscar atendimento para a emissão de credencial de estacionamento (1ª e 2ª vias) deve apresentar original e cópia do RG ou CNH, comprovante de residência e CRLV do veículo. Para a 2ª via, acrescentar o Boletim de Ocorrência Policial ou a credencial danificada.

Certidão de nascimento

Para retirar a certidão de nascimento é preciso a declaração de nascido vivo (DNV – via amarela) ou Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani), original e cópia do RG e CPF dos pais e comprovante de residência. Para a 2ª via da certidão de nascimento, será necessária a cópia da certidão original, assim como original e cópia do RG, CPF e NIS.

RG

O atendimento para a emissão do RG é a partir de 14 anos de idade. Para tirar o documento é necessário levar original e cópia da certidão de nascimento, de casamento ou divórcio, comprovante de residência, CPF e duas fotos 3×4. Menores devem estar acompanhados de um dos responsáveis legais.

Texto: Leonardo Fernandes

Foto: Arquivo Ascom/Semob