Prefeitura de Belém realiza 447 atendimentos de emissão de documentos, neste sábado, no Curió Utinga

Dezenas de pessoas chegaram cedo ao centro comunitário das Castanheiras, no Curió Utinga, na manhã deste sábado, 11, para atendimento em mais uma ação de cidadania organizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém  (Semob). Ao todo, foram realizados 447 atendimentos, de 8 às 12 horas.

A ação integrada envolveu a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e Fundação Papa João  XXIII (Funpapa), bem como, contou com a parceria da Polícia Civil, na emissão de carteira de identidade, e Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), na emissão da certidão de nascimento

Muito cedo – Dona Delina Siqueira Santiago chegou ao centro comunitário às 2 horas da manhã. “Queria garantir a carteira de identidade nova. A minha está muito velhinha”, disse. Ela esperava que uma grande quantidade de pessoas fosse aparecer para solicitar o atendimento.

Quem também madrugou foi a dona de casa Valcilene Tavares Souza. Ela chegou às 5 horas e era a segunda na fila. “Esperava muita gente e não gostaria de ficar sem o atendimento. Estou sem identidade há muito tempo”, disse. Ela também aproveitou para solicitar o documento do filho Davi Lucas, 8 anos. Ambas aprovaram a iniciativa, pois tiveram a oportunidade de solicitar o documento, próximo de casa e ainda num sábado.

A dona de casa Lucilea Pimentel Freitas também chegou muito cedo, justamente para garantir a senha para os serviços, até porque foi solicitar a RG e a Certidão de nascimento.

Perto de casa – Maria do Socorro Nogueira da Silva, 60 anos, aproveitou o sábado para solicitar o cartão Sênior.  Ela e a amiga Cleide Maria Alves, 64 anos, chegaram antes das 7 horas. Ambas acharam ótima a iniciativa. “Ajuda as pessoas a tirar documentos perto de casa”, disse Maria do Socorro.

Elas citaram a dificuldade de locomoção para o Posto do Mercado de São Brás, principalmente, por falta de dinheiro, já que ambas estão sem emprego. “Os motoristas nem sempre aceitam a carteira de identidade”, disse Cleide Maria.

O motorista Olival Batista das Chagas, 62 anos, estava doente e não teve como ir ao Posto de São Brás, devido à dificuldade de locomoção, principalmente. “Me avisaram da ação e eu aproveitei para tirar o meu cartão do idoso”, disse. “É muito bom esse tipo de ação, pois, a gente consegue tirar documento bem próximo de casa”, completou.

Atendimentos – A Semob ofereceu serviços de emissão do Cartão Senior, agendamento de 1ª  via do Cartão Especial e credencial de estacionamento. Ao todo, foram 58 atendimentos, sendo sete de 1ª via do Cartão Sênior, três agendamentos para a 1ª via do Cartão Especial, cinco credenciais de estacionamento para idoso e  duas credenciais para PCD e 41 informações.

O posto de Saúde do Curió Utinga, da Sesma, funcionou especialmente, neste sábado, para atender na ação, com a coleta de PCCU, teste rápido (sífilis, HIV, hepatite B e C ), vacinas contra gripe e covid-19 e intensificação da ação do castrada Belém. Foram 104 atendimentos realizados, dentre os quais, 67 cadastros individuais e 23 territoriais.

Orientação e prevenção – No centro comunitário, a Sesma montou estande de educação para a saúde, orientando sobre prevenção de doenças e exposição de produtos confeccionados com material reciclado. A equipe também  ensinou como fazer a reutilização de resíduos de  material descartado no meio ambiente. Na ação, foram realizados 90 atendimentos, dos quais, 25 crianças. Já a Funpapa realizou 10 atendimentos de cadastro no CadÚnico.

A Seaster realizou um total de 85 atendimentos, entre emissão da certidão de nascimento, encaminhamentos para a Defensoria Pública e informações. Já  na emissão de carteira de identidade, realizada pela Polícia Civil, o serviço mais procurado, as 100 senhas disponibilizadas se esgotaram por volta de 9h30 da manhã e o atendimento encerrou por volta de 13h30. Uma hora e trinta minutos depois do horário previsto para o encerramento da ação de cidadania.

Texto: Rosângela Gusmão

Foto: Ascom/Semob