Prefeitura de Belém realiza atendimento Passe Fácil em ação social de igreja evangélica, neste sábado, 28

A Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) participou, na manhã deste sábado, 28, da ação social promovida pela congregação Maranata, da Assembleia de Deus,  alusiva ao Outubro Rosa e direcionada às mulheres. A ação ocorreu de 8 às 12 horas, na igreja da congregação, localizada na alameda 10 do conjunto Maguari, bairro Coqueiro.

A Semob prestou  serviços de emissão de cartões de meia-passagem (1ª e 2ª vias), Sênior (1ª e 2ª vias), agendamento de 1ª via e emissão de 2ª via do cartão Especial, além da credencial de vaga para estacionamento (idoso e PCD). Esses serviços são coordenados  pela Coordenadoria de Atendimento ao Usuário (Coau) da Semob, em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Belém (Setransbel). Durante a ação,  foram realizados 105 atendimentos.

Oportunidade de acesso

Devido à distância da Aldeia Cabana, a comunidade do conjunto Maguari precisa pegar duas conduções para chegar ao posto do Passe Fácil,  que fica na Pedreira. Além do gasto com passagens e de enfrentar trânsito no deslocamento, existe o fator tempo, que a maioria  não tem.

“Por isso, é muito importante levar os serviços da Semob mais próximos das comunidades dos bairros para garantir o acesso dessa população a esse atendimento do Passe Fácil, perto de casa e, principalmente, num sábado. Geralmente, nesse dia da semana, os estudantes não estão em aula e os responsáveis  dispõem de tempo para solicitar  o serviço ”, pontuou a coordenadora da Coau,  Patricia Ellen da Conceição. Ela informou que a entrega dos cartões será feita no dia 2 de dezembro,  no próprio local da ação, dentro da comunidade.

O Pastor Edson Santos, da congregação Manata, considera muito importante essa parceria com a Semob, no sentido de oferecer seus serviços para a comunidade, bem próximo de casa. “É  de suma importância pois dá a oportunidade, à comunidade, do acesso aos serviços da Semob. Isso é garantia de cidadania a cada um deles e fortalece o trabalho social que a gente faz, que é muito grande em torno de acompanhamento social da igreja e também da comunidade”, pontuou.

Tranquilidade e rapidez

“Foi muito bom, pois a gente não precisou se abalar para muito longe para conseguir a meia-passagem”, avaliou a dona de casa  Antonia Lucia da Silva Jeremias, moradora da alameda 23. Ela foi em busca do cartão Sênior.

O autônomo  Francisco José Galvão Almeida aproveitou a ação para solicitar o cartão Sênior e a credencial de vaga  para estacionamento de idoso. “Muito importante essa ação, pois existem várias pessoas precisando do serviço e mais importante do que isso é a Semob trazer esse atendimento até nós, próximo de casa”, disse o autônomo. Ele avaliou que o atendimento foi rápido e tranquilo.

Os moradores do bairro Tenoné também puderam ter a oportunidade de acesso aos serviços de emissão do Passe Fácil,  sem precisar ter que se deslocar para o posto da Aldeia Cabana,  na Pedreira.

“Soube por minha sobrinha dessa ação e tratei de chegar cedo”, contou a dona de casa Aldemira Teixeira. A moradora do Tenoné levou a filha  Isabel, 15 anos, para solicitar a meia-passagem.

A dona de casa Dulcilene Botelho também saiu do Tenoné para acompanhar a filha Raíssa, 18, que foi solicitar a segunda via da meia-passagem. “O local fica relativamente perto, economizamos com o transporte, tempo de deslocamento e não pagamos a taxa de 2ª via”, enumerou.

Atendimentos – Dos 105 atendimentos feitos, 48 foram de meia-passagem (1ª e 2ª vias), 18 de emissão do cartão Sênior  (1ª e 2ª  vias), 4 agendamentos  para 1ª via e uma solicitação de 2ª  via do cartão Especial.  Foram 9 solicitações para a emissão de credencial de vaga para estacionamento,  10 casos de biometria facial  e 15 orientações em geral, usuários ou não informados ou sem documento.

Texto:

Rosangela Gusmao