Prefeitura de Belém realiza operação Volta às Aulas

• Atualizado há 9 anos ago
Belém - PA - 21 - 01 - 2016 -- Volta as aulas conta com mobilização e educação na frente de escola particulares de Belém-- FOTO- UCHÔA SILVA/COMUS
Belém – PA – 21 – 01 – 2016 — Volta as aulas conta com mobilização e educação na frente de escola particulares de Belém– FOTO- UCHÔA SILVA/COMUS

A bibliotecária Kiara da Silva leva todos os dias a filha ao colégio, e, no percurso diário já se tornou habitual, para a mãe da menina, se deparar com situações de imprudência e desrespeito no trânsito. “Principalmente no centro, o trânsito é muito complicado e, além disso, muitos motoristas não colaboram com o fluir dos veículos e param no meio da rua, afetando todos os outros motoristas”, lamentou.

Porém, na manhã desta quinta-feira, 21, Kiara teve uma feliz surpresa. Em frente ao colégio Universo, localizado na Avenida Serzedelo Corrêa, a Prefeitura de Belém deu início à operação Volta às Aulas 2016. “Ações como essa são sempre bem-vindas para conscientizar as pessoas”, avaliou.

Coordenada pela divisão de educação para o trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), o principal objetivo da ação foi alertar e incentivar as crianças e adolescentes do município sobre os direitos e deveres no trânsito. “A criança é um agente muito importante na sociedade, por isso ela deve ser o alvo principal das ações de educação, que não devem se restringir apenas ao trânsito, mas sim ocorrer em todas as esferas da sociedade”, destacou a vice-prefeita de Belém, Karla Martins.

De acordo com o diretor do colégio, Marcos Freire, a iniciativa do poder público de oferecer ações que despertam a consciência da população é fundamental. “Ações desse tipo já existiam há alguns anos, mas eram sempre realizadas de forma tímida e pontual. Porém, na gestão atual notamos a consolidação das ações educativas promovidas pela prefeitura”, afirmou.

A operação Volta às Aulas seguirá sendo realizada nos próximos dias, em frente aos colégios Nazaré, Santa Rosa, Moderno, Santa Catarina de Sena e Ideal, sempre nos horários de entrada e saída dos alunos. A escolha dos locais de atuação dos educadores da Semob foi baseada na grande incidência de infrações de trânsito nestas áreas, como formação de fila dupla e estacionamento em local proibido. A Semob ainda realizará uma série de palestras e ações com agentes educadores nas escolas municipais de Belém.

Texto: Ricardo Miranda
Foto: Uchôa Silva/Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)

Veja também