Prefeitura de Belém realiza programação alusiva ao Dia Nacional do Ciclista, comemorado neste sábado,19

No dia nacional do ciclista, que ocorre neste sábado,19, a Prefeitura de Belém iniciará uma programação voltada aos ciclistas, envolvendo ações educativas, distribuição de panfletos e folders informativos, com orientações sobre como pedalar de forma segura.

Ação educativa

Os agentes de Educação para o Trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) farão abordagens aos ciclistas, na avenida Senador Lemos com a avenida Dr. Freitas, na avenida Almirante Barroso e outros pontos, para conversar e orientar sobre dicas de segurança no trânsito.

No domingo, 20, na Cidade Velha, os agentes farão a orientação sobre o uso das ciclorrotas, espaço compartilhado em via de fluxo reduzido, onde bicicleta e veículos dividem a rua, com a sinalização indicando a preferência do ciclista na pista. Em 2023, a Semob implantou 5,85 km de ciclorrotas.

Na Cidade Velha já foram implantadas nas ruas D. Assis, D. Malcher, Félix Roque, Rodrigues dos Santos, D. Bosco, Ângelo Custódio, Siqueira Mendes, Gurupá, Cametá, Capitão Pedro Albuquerque. Até o momento, as vias que também já receberam ciclorrotas foram a Magno de Araújo (Senador Lemos e Pedro Álvares Cabral), Rua da Bateria (Mosqueiro), bem como, as ruas Joaquim Fonseca e Euclides da Cunha (Castanheira).

Plano Cicloviário

A partir de terça-feira, 22, a Semob lançará uma pesquisa junto ao ciclista, visando a elaboração de proposta de um plano municipal cicloviário para Belém.

A Prefeitura de Belém já investe na ampliação e interligação das faixas exclusivas, garantindo maior segurança ao ciclista. Mas, a opinião do ciclista sobre essa questão é fundamental.

Ampliação

Nesta gestão do prefeito Edmilson Rodrigues, houve uma ampliação da malha cicloviária em 33,31 km, totalizando 144,03 km, entre ciclofaixa, ciclovia e ciclorrota, nesses dois anos e meio de governo, além das vias que tiveram revitalização de ciclofaixa, grande parte com faixa de segurança zebrada, garantido uma distância maior entre ciclistas e veículos.

Maracacuera-Centenário

Dentro do cronograma de ação da Prefeitura está em implantação a ciclovia da avenida Augusto Montenegro (Maracacuera-Centenário) e previstas para receber ciclofaixa a travessa Domingos Marreiros, as avenidas Generalíssimo Deodoro (Bernal do Couto até a rua dos Mundurucus), José Bonifácio (Silva Castro até a Bernardo Sayão) e travessa 9 de Janeiro (Mundurucus até a Domingos Marreiros).

Escolha a vida

A data foi estipulada em memória ao ciclista brasiliense Pedro Davison, de 25 anos, vítima do trânsito brasileiro, sendo atropelado em 2006, enquanto pedalava no Eixo Sul. É também um momento de reflexão sobre as condutas seguras no trânsito. Sobre as escolhas que cada um toma diariamente no trânsito, que pode torná-lo mais seguro mediante as nossas ações.

Transporte sustentável

O momento é importante também para promover o uso da bicicleta. Um meio de transporte sustentável e viável, que não é somente usado pelos que pedalam por prazer, esporte e para manter a saúde, porém por pessoas em seus afazeres e como locomoção ao trabalho. Todas essas pessoas precisam trafegar com segurança e respeito.

Texto:
Rosangela Gusmao