A partir desta sexta-feira, dia 1º, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) determinou às empresas operadoras o reforço da frota da linha de ônibus Mosqueiro-São Brás, durante o mês de julho. O incremento operacional faz parte da programação do Verão da Gente, ação integrada envolvendo diversos órgãos da Prefeitura de Belém.
O aumento da frota segue até a manhã de segunda-feira, 4. Durante as férias, estão previstas ações para o transporte coletivo e o trânsito urbanos, aos fins de semana.
Transporte para a ilha – Além dos 12 ônibus regulares, será acrescido de mais 15 veículos na sexta-feira e segunda-feira e 20 veículos no sábado e domingo, chegando até 32 carros no total, para o transporte até Mosqueiro.
De sexta-feira a domingo, a primeira viagem para Mosqueiro ocorre todos os dias às 6h30, saindo da Praça Araújo Martins, em São Brás, e a última viagem está prevista para 21h45 em Mosqueiro. A exceção é na segunda-feira, 4, com saída do Terminal Maracajá, em Mosqueiro, às 13 horas, marcando o encerramento da operação.
Com o reforço das férias, o número de viagens para Mosqueiro passará de 41 viagens por dia chegando até 101 viagens por dia, com intervalo entre as viagens de aproximadamente 10 minutos.
O valor da tarifa para Mosqueiro é de R$ 6,40, sendo a meia-passagem R$ 3,20 e todas as gratuidades previstas em lei são asseguradas.
Cotijuba – A operação da linha hidroviária municipal, que faz a travessia para a ilha de Cotijuba, permanece temporariamente no trapiche Chico Sampaio, no distrito de Outeiro, devido à interdição do trapiche de Icoaraci.
Os horários das viagens no trecho Cotijuba/Outeiro são às 5h45 e 17h. Já no trecho Outeiro/Cotijuba, os horários para a travessia são às 9h e 18h30.
O valor da tarifa do transporte é de R$ 4,00 e a meia passagem R$ 2,00, nos dias úteis. Aos sábados, domingos e feriados, o valor é R$ 8,00 e a meia passagem R$ 4,00. Todas as gratuidades previstas em lei são asseguradas no serviço ofertado pelo Município.
Fiscalização – Neste primeiro final de semana de férias, entre os dias 1 e 4 de julho, serão intensificadas a orientação e fiscalização no transporte rodoviário e hidroviário da cidade. As ações serão desenvolvidas pelas Coordenadorias de Transportes Especiais (Cote) e de Fiscalização e Vistoria(CFVI) da Diretoria de Transportes da Semob.
Os agentes de transporte vão organizar as filas, orientar o embarque e desembarque de passageiros e a obediência ao protocolo no Terminal Hidroviário Ruy Barata, localizado na Praça Princesa Isabel, e nos Trapiches de Icoaraci e Chico Sampaio, em Outeiro.
Em Outeiro – Nesse período, será intensificada a fiscalização do cumprimento dos horários de chegada e de saída de ônibus nos pontos de retorno localizados nas proximidade das cabeceiras da ponte, pelo lado de Icoaraci e de Outeiro, bem como no terminal de linha, na Brasília (próximo ao porto da Sotave).
No terminal da linha Mosqueiro – São Brás, localizado na Praça Araújo Martins, em São Brás, e no ponto terminal do Maracajá, em Mosqueiro, a fiscalização será intensificada, nesse período, principalmente na averiguação da oferta de veículos, horários e organização de filas e também orientação quanto aos protocolos de segurança contra a covid-19, relacionada com a obrigatoriedade do uso de máscara dentro do coletivo.
No sábado e domingo, os agentes de trânsito da Semob irão intensificar a fiscalização e orientação nos principais corredores de grande fluxo e nos acessos às praias do distritos de Outeiro e Mosqueiro, numa ação conjunta com as forças policiais do Estado e Prefeitura, para a segurança viária no trânsito para garantir a segurança viária.
Meia-passagem – Neste sábado, 2, será realizada mais uma ação Semob Itinerante, no bairro Curió-Utinga. Das 8h às 12h, no centro comunitário das Castanheiras serão ofertados serviços de emissão da 1ª e 2ª via da meia passagem, de 1ª e 2ª vias do Cartão Sênior, da 2ª via do Cartão Especial e credencial para estacionamento.
A ação cidadã é executada pela Coordenadoria de Atendimento ao Usuário (Coau), da Diretoria de Transportes da Semob, e conta com o apoio do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belém.
Denúncias – Sobre as denúncias relacionadas à qualidade do transporte coletivo, a Semob orienta o usuário a formalizar denúncias e reclamações para a Ouvidoria nos canais de atendimento do órgão, pelo site da Semob, e-mail (ouvidoria.semob@cinbesa.com.br) ou entrando em contato pelos números 118 ou Whatsapp (91) 98415-4587.
Em caso de denúncias envolvendo a prestação de serviço de ônibus, é preciso identificar a linha, a empresa, o horário, o código alfanumérico (número que fica na lateral e na traseira do veículo) e descrever a situação ocorrida, para que o órgão possa identificar a empresa, averiguar e tomar as providências cabíveis.
Texto: Leonardo Fernandes
Foto: Ascom/Semob