Prefeitura de Belém volta ao Conjunto Maguari para entrega e emissão dos cartões Passe Fácil

Na manhã deste sábado, 2, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), realizou a entrega dos cartões Passe Fácil e credenciais de estacionamento que foram solicitados durante a ação social, promovida no dia 28 de outubro deste ano, pela congregação Maranata, da Assembleia de Deus, localizada no conjunto Maguari.

Os moradores que, por qualquer motivo, não puderam solicitar os cartões ou a credencial durante a ação anterior, tiveram nova oportunidade durante a ação que ocorreu na igreja neste primeiro sábado, 2 de dezembro.

Entrega dos cartões

Os moradores do conjunto que solicitaram os cartões durante a ação social em outubro, se dirigiram ao prédio religioso da congregação para receber seus cartões. Das 8h às 12h foram entregues 55 documentos,, que facilitarão o acesso aos coletivos públicos e às vagas de estacionamento especiais. Desse total, 33 eram cartões de meia-passagem, 13 de passe sênior, um do cartão especial, cinco credenciais de estacionamento e três pendências resolvidas.

O dirigente da igreja, Edson Damasceno, de 62 anos, compareceu na ação para receber a credencial de estacionamento para idoso e também seu cartão sênior. Na opinião dele, esses documentos são importantes para toda a comunidade. “Acho importante ter os dois, porque na falta de veículo próprio, ainda posso usar o cartão no transporte coletivo”, disse.

“Às vezes tenho que fazer cursos ou resolver coisas no centro da cidade, então facilita mais ter em mãos o cartão para poder pagar a metade do valor da passagem”, comentou a estudante Estefani Cristina, satisfeita ao receber sua 2ª via de meia-passagem.

O aposentado Mário Ferreira de Souza conta que tinha dificuldade em ir ao posto de atendimento para solicitar e receber a credencial de estacionamento e, na opinião dele, a Prefeitura oferecer o serviço no bairro facilita bastante. “Vim buscar um direito meu, que é poder usar a credencial, para mostrar que tenho prioridade”, ressaltou com o cartão em mãos.

Emissão facilitada

Além da entrega dos cartões, também foram distribuídas senhas para quem tinha interesse em solicitar a meia-passagem e outras senhas para os moradores que desejavam solicitar a 1º via do passe Sênior e a credencial de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência (PCD).

A emissão e a entrega dos cartões Passe Fácil e credencial de estacionamento é realizada pela Coordenadoria de Atendimento ao Usuário (Coau) da Semob, em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Belém (Setransbel). Segundo a coordenadora da Coau, Patricia Ellen da Conceição, estar com estes serviços na ação aproxima a prestação a Semob dos moradores.

“Muitos deles usam mais de um ônibus para se deslocar até o destino. Existe ainda a questão do tempo, que durante a semana muitos moradores não têm. Participando da ação aqui no bairro, eles economizam tanto tempo quanto dinheiro e podem garantir seus direitos”, pontuou a coordenadora.

Foram realizados 30 atendimentos no total, dos quais 18 foram de meia-passagem (1ª e 2ª vias), nove de emissão do cartão Sênior (1ª e 2ª vias) e três casos de biometria facial.

Satisfação dos moradores

Ingrid Oliveira contou que havia deixado um pouco de lado a emissão do cartão de meia-passagem para o filho devido a pandemia e pela dificuldade de se deslocar para a Aldeia Cabana com duas crianças. Por isso, quando soube da ação, aproveitou para solicitar o passe para o filho, o pequeno José Heitor, de 8 anos. “É uma grande ajuda no custo do transporte ele poder pagar a meia”, disse a moradora do conjunto.

O aposentado Raimundo Nonato, de 67 anos, ficou feliz com a oportunidade de poder emitir o passe sênior. Segundo ele, o cartão “vai facilitar o meu embarque e eu garanto um direito que é meu por conta da idade”.

Texto:

Amanda Mardock