Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Prefeitura e Setransbel firmam acordo para qualificar mão de obra para o setor de transportes

???????????????????????????????????????????????????????????.Para garantir maior oferta de mão de obra qualificada para as vagas do setor de transporte a Prefeitura de Belém e o Sindicato das Empresas de Transportes Passageiros (Setransbel) assinaram um termo de cooperação técnica, durante reunião realizada na sede do Setransbel, na tarde desta terça-feira, 29. Participaram representantes Portal do Trabalhador, vinculado à Secretaria Municipal de Economia (Secon), e dos departamentos de recursos humanos das cerca de 20 empresas de transporte coletivo que operam na região metropolitana e que buscam profissionais melhores preparados para as oportunidades que o setor vem disponibilizando.

Segundo o presidente da Setransbel, Paulo Fernandes Gomes, o segmento de transporte de passageiros, que envolve motoristas, cobradores, mecânicos, lanterneiros, pintores, além de profissionais da área administrativa, gera por volta de 10 mil empregos diretos na capital. “E ainda precisamos de mais mão-de-obra qualificada, principalmente de motoristas e cobradores, para atender o grande efetivo de ônibus na cidade, que hoje são aproximadamente dois mil circulando na RMB”, enfatizou.

Para gerar novos empregos no setor e preparar esses profissionais, o Portal do Trabalhador, vinculado à Secretaria Municipal de Economia (Secon), vai cadastrar as pessoas interessadas em exercer atividades no segmento, por meio do Sistema Municipal e Nacional de Emprego (SINE). “Desta maneira iremos intermediar profissionais inscritos via Portal às empresas de ônibus de Belém”, explicou o Coordenador do Portal do Trabalhador, Gilvan dos Anjos.

O diferencial da intermediação de emprego promovida pelo prefeito Zenaldo Coutinho, será a qualificação dos trabalhadores realizada antes de serem encaminhados ao mercado de trabalho. “Garantimos oferecer curso de qualificação a custo zero tanto para os profissionais quanto para as empresas que vão contratá-los. Já estamos captando os recursos em todas as esferas para garantir emprego e renda aos trabalhadores de Belém”, ressaltou o secretário municipal de Economia, Fábio Lucas Moreira.

As aulas serão promovidas pelo Serviço Social de transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), que já é parceiro da Prefeitura de Belém no Plano Municipal de Qualificação Profissional. Entre os cursos que vão ser ofertados pelo Sest/Senat estão “Condutor de Transporte de Passageiros”, “Formação de Motorista de ônibus urbanos” e “Formação de Cobrador de ônibus urbanos”.

“Nossa parceria com a Prefeitura de Belém tem beneficiado tanto os profissionais da área quanto a própria população. Desde que realizamos, com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), cursos de capacitação para motoristas e cobradores de ônibus, por exemplo, o número de queixas na Ouvidoria Geral do Município (OGM) neste setor diminuiu em 63%. Um saldo positivo e concreto, melhor caminho para melhorar a qualidade de vida de quem mora e trabalha na cidade”, destacou o Diretor do Sest/Senat, Mário Martins.

Texto: Roberta Corrêa
Foto: Ascom Secon
Secretaria Municipal de Economia (SECON)

Redes Sociais