Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Prefeitura, Estado e empresários iniciam renovação de frota: 300 novos ônibus refrigerados em Belém

A população de Belém vai ganhar 300 novos ônibus modernos com ar-condicionado e wi-fi para a frota que circula na capital. O anúncio foi feito em cerimônia realizada na tarde desta terça-feira, 10, pelo prefeito Edmilson Rodrigues e o governador Helder Barbalho.

A renovação da frota é uma parceria entre Prefeitura de Belém e Governo do Estado, que irão isentar as empresas de ônibus de todos os tributos e taxas que compõem a tarifa: municipais – Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS) e a taxa de gerenciamento que as empresas pagam à Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob). Estaduais – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

“Eu e o governador reunimos com as empresas, pois é fundamental pensarmos a política metropolitana. Temos a consciência que o problema é metropolitano”, explica o prefeito. Edmilson Rodrigues ressaltou, que a nova frota serão veículos modernos, contendo wi-fi e ar-refrigerado, entre outros benefícios à população.

Reforço – Ele também anunciou, que a Prefeitura prepara a viabilização de um financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que irá possibilitar a aquisição de 130 novos ônibus, da linha normal e do BRT de Belém. “A Prefeitura está tomando a iniciativa para viabilizar recursos para comprar novos ônibus para o BRT municipal e também para reforçar a frota da cidade como um todo”.

Aquisição – Com a isenção, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel) vai poder fazer o investimento no valor R$ 250 milhões na compra dos 300 novos veículos, que serão integrados a Belém e parte da região metropolitana, como Ananindeua e Marituba.

“Essa parceria entre Prefeitura e Governo do Estado vai render R$ 250 milhões, com 300 novos ônibus, melhorando significativamente o nosso transporte público. Vamos evoluir essa parceria e ter uma frota totalmente renovada em Belém”, garantiu o presidente do Setranbel, Paulo Gomes.

Nova frota

Os novos ônibus são modelos Euro 6, equipados com wi-fi e ar-condicionado, e que estabelece limites máximos de emissão de gases poluentes pelos veículos movidos a diesel. Na próxima semana, a Setranbel vai assinar o contrato de compra dos veículos e o prazo para a chegada dos novos ônibus é de 120 dias.

“No prazo de uma semana o Setransbel assina a compra, a partir daí se inicia o prazo de fabricação dessas unidades e em janeiro a entrega de chassis para as montadoras. Dentro de 120 dias esses ônibus serão entregues. Serão linhas urbanas, que dialogam na capital e nas linhas troncais que vêm de Ananindeua e Marituba”, explicou o governador Helder Barbalho.

Os novos veículos serão acrescentados à frota que roda na capital, mas também substituirão alguns ônibus. O quantitativo de 300 ônibus representa 30% da frota de Belém e 23% da região metropolitana.

“Essa nova frota vai poder ser utilizada para assegurarmos a regularidade da prestação de servico. Isso vai poder aumentar a integração, principalmente do BRT, para conseguir dar um conforto para aquele usuário da área de expansão e central de Belém”, explicou a titular da Semob, Ana Valéria Borges.

Texto:

Victor Miranda

Redes Sociais