Prefeitura garante ônibus extras para atender à demanda esperada para as festas de final de ano, em Mosqueiro

A Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), determinou o reforço operacional da linha Mosqueiro/São Brás, no período de 29 de dezembro de 2023 a 2 de janeiro de 2024. A medida considera a necessidade de adequar a oferta à demanda de usuários, que devem se deslocar para a Ilha de Mosqueiro, durante as festividades de final de ano.

A ordem de serviço  emitida pela Semob, que determina esse reforço,  entrará em vigor, a partir das 15h30 de sexta-feira, 29 de dezembro, com saída de São Brás, da praça Araújo Martins, e vai até às 13h30 de terça-feira, dia 2 de janeiro de 2024, com saída do terminal Maracajá, em Mosqueiro.

Operação ônibus extras – O reforço entrará em operação, com 10 ônibus extras, a partir de 15h30 de sexta-feira, 29, até às 20 horas, saindo para Mosqueiro, pelo terminal de São Brás, localizado na praça Araújo Martins. Já no sábado, 30 e no domingo,31, as viagens contarão com mais 15 ônibus, em cada dia, a partir de 6h40, sendo a última viagem para Mosqueiro,  às 21h45 e às 19h50, respectivamente.

Já as viagens de Mosqueiro para Belém, que partem do terminal Maracajá, localizado na rua Pratiquara, serão reforçadas na sexta-feira, 29, a partir de 18h05 até as 20h05. No sábado, 30 a operação começa às 9h50 e vai até 19h40 e no domingo, 31, começa às 9h50 e termina às 15h50.

No feriado do Ano Novo, segunda-feira, 1°, e na terça-feira, 2 de janeiro de 2024, o reforço de frota acontecerá a partir da viagem de 7h10, sendo a última saída de Mosqueiro às 22h10 e às 13h30, respectivamente. Na segunda-feira, serão 15 ônibus extras no primeiro turno e 20, no segundo turno. Na terça, serão 15 ônibus extras para atender a grande demanda esperada, no retorno a Belém, nesses dois dias.

Fiscalização

Para garantir o cumprimento da ordem de serviço, os horários de chegada e de saída dos terminais, a fiscalização será intensificada pelos agentes de transporte da Semob, tanto na Praça Araújo Martins, em São Brás, como no Terminal Maracajá, em Mosqueiro.

A medida é necessária para identificar e ajustar qualquer problema ou irregularidade na operação das linhas de ônibus, bem como, para orientar, organizar as filas e garantir o embarque seguro dos passageiros.

Confira os itinerários:

Sentido São Brás – Mosqueiro: Av. Almirante Barroso, Av. José Bonifácio, Av. Gov. José Malcher, Tv. Castelo Branco, Av. Magalhães Barata, Av. Almirante Barroso, acesso ao túnel do Complexo Viário do Entroncamento, Rodovia BR-316, Rodovia PA-391, Rodovia BL-19, Av. Beira-Mar (Carananduba, São Francisco, Ariramba, Murubira, Porto Arthur, Chapéu Virado), Av. 16 de Novembro, Tv. Coronel Luiz Mota, Av. Beira-Mar, Rua Nossa Senhora do Ó, Tv. Pratiquara, Rua Ten. Cel. José do Ò, Rua Siqueira Mendes, Rua Veiga Cabral (7ª Rua), Rua Pratiquara.

Sentido Mosqueiro – São Brás: Rua Pratiquara, Rua Francisco Xavier Cardoso (6ª Rua), Rua Siqueira Mendes, Rua Nossa Senhora do Ó, Rua Pratiquara, Rua 15 de Novembro, Av. 16 de Novembro, Av. Beira-Mar (Chapéu Virado, Porto Arthur, Murubira, Ariramba, São Francisco, Carananduba), Rodovia BL-19, Rodovia PA-391, Rodovia BR-316, acesso ao túnel do Complexo Viário do Entroncamento, Av. Almirante Barroso.

Serviço: O valor da tarifa para Mosqueiro é de R$ 6,40, sendo a meia-passagem R$ 3,20. Todas as gratuidades previstas em lei são asseguradas.

Texto:

Rosangela Gusmao