Prefeitura garante reforço na volta das ilhas no último final de semana de férias

A movimentação de veranistas para as ilhas foi intensa no último final de semana de férias de julho. As viagens foram feitas pelos navios Lady Líria e Otávio Oliva, com capacidade respectiva de até 350 e 600 passageiros, que saíram do Trapiche de Icoaraci, na manhã deste domingo, 31, com lotação máxima permitida.

Por determinação da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) foram realizadas viagens de reforço na linha fluvial municipal, que faz a travessia para a ilha de Cotijuba. A procura foi tamanha que a travessia para o trecho Icoaraci/Cotijuba, contou com mais uma viagem às 10 horas da manhã, aumentando para quatro viagens extras na linha.

O incremento operacional faz parte da programação do Verão da Gente 2022, ação integrada envolvendo diversos órgãos da Prefeitura de Belém.

Agentes de trânsito também atuaram na organização e fluidez do trânsito da rua Siqueira Mendes, que dá acesso ao trapiche.

Mosqueiro com reforço de ônibus

O terminal da linha Mosqueiro – São Brás, localizado na Praça Araújo Martins, em São Brás, apresentou também grandes filas no início da manhã dete domingo, 31.

No último fim de semana da operação Verão da Gente, houve reforço na frota da linha Mosqueiro – São Brás. Neste domingo, foram 33 ônibus de reforço, que somados à frota já existente de 12 ônibus, totalizam 45 veículos. Na segunda-feira, dia 1°, estão previstos 28 ônibus de reforço.

Há reforço para a volta da ilha, que começou hoje e vai até segunda-feira, 1º, com saída do Terminal Maracajá, em Mosqueiro, das 5h às 22 horas.

O valor da tarifa para Mosqueiro é de R$ 6,40, sendo a meia-passagem R$ 3,20 e todas as gratuidades previstas em lei são asseguradas.

Fiscalização – Na tarde deste domingo os agentes de trânsito da Semob deram apoio à parada LGBTI+ em Mosqueiro. Foi intensificada a fiscalização e orientação nos acessos às praias da ilha, numa ação conjunta com as forças policiais do Estado e Prefeitura.

Outeiro também recebeu um grande número de banhistas na manhã deste domingo. Agentes de transporte fiscalizaram os horários de chegada e de saída de ônibus nos pontos, pelo lado de Icoaraci e de Outeiro, e no terminal de linha, na Brasília (no porto da Sotave).

A movimentação de veranistas foi baixa no terminal hidroviário Ruy Barata, localizado na Praça Princesa Isabel, na manhã deste domingo. Agentes da Semob orientaram e fiscalizaram as filas no local, nos guichês e no embarque/ desembarque no terminal, de onde se faz a travessia para a região das ilhas, em especial o Combu.

Texto: Leonardo Fernandes