Prefeitura inicia construção de terminal de integração e sistema de drenagem do BRT

58031_158695A Prefeitura de Belém iniciou nesta segunda-feira,8, as obras de construção do terminal de integração Mangueirão, parte integrante do BRT Belém. O trabalho começou com a escavação de parte do antigo estacionamento da área do estádio Mangueirão. As obras prosseguem na Avenida Augusto Montenegro, perímetro entre a Igreja Centenário e a estação de rádio da Marinha, onde está sendo construído o novo sistema de drenagem da via.

“Além dos trabalhos na área do Mangueirão para a construção do terminal de integração e a drenagem na Augusto Montenegro, já estamos estudando a possibilidade de começar, ainda esta semana, ou no máximo na semana que vem, a construção do pavimento rígido por onde passará o BRT. Sendo assim, estaremos com três frentes de trabalho para ganhar tempo e celeridade nesta que é, sem dúvida, uma das obras mais importantes de Belém, no tocante a mobilidade urbana”, garante Adinaldo Oliveira, secretário municipal de Urbanismo.

Além disso, o titular da Seurb reiterou que a obra do BRT não é somente trânsito, mas toda uma revitalização urbanística da Augusto Montengro. “Estaremos construindo além da canaleta por onde passarão os ônibus bi-articulados, estações e terminais; estaremos implementando na Augusto Montenegro ciclovia; calçada totalmente nova; drenagem nova do Entroncamento até Icoaraci, evitando os pontos de alagamentos que se formam; iluminação pública totalmente revitalizada e paisagismo, ou seja, uma avenida nova, bonita e digna para o belenense”, reforçou o secretário.

A previsão de conclusão para esta primeira fase da 2ª etapa da obra, que vai do Entroncamento até o Mangueirão, é até dezembro de 2015. E o prazo de conclusão de toda a obra (Entroncamento/Icoaraci), é de 18 meses. O valor total da obra é de R$  263.685.972,19.

Trânsito – A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) ressalta que nos dois sentidos da Augusto Montenegro, o ideal é desviar em qualquer uma das vias que dão acesso ao centro de Belém (Rodovia Artur Bernardes, Estrada do Tapanã, Centenário e Rua da Marinha), deixando a área entre Rua da Marinha e Entroncamento exclusivamente para quem precisa trafegar neste trecho.

O canteiro central já está sinalizado e iluminado nos pontos que compreendem os retornos localizados neste primeiro trecho da obra, que vai do Entroncamento ao Mangueirão, garantindo a segurança do motorista. Além disso, vale ressaltar que com a eliminação do canteiro central, a prefeitura passou a ciclovia para as laterais da avenida neste trecho , nos dois sentidos, indo da Rua da Marinha até a Igreja Centenário da Assembleia de Deus.

Em 2014 – Com o objetivo de dar celeridade à obra do BRT, a Prefeitura de Belém criou um grupo de trabalho especializado para identificar as interferências existentes ao longo da Avenida Augusto Montenegro, que compreende a segunda fase da obra.

Estas interferências foram sendo solucionadas na medida em que saíram as licenças necessárias para dar andamento à obra. Então, em abril de 2015, começaram os trabalhos de retirada da vegetação, realocação dos postes de iluminação pública e retirada do canteiro central.

É importante deixar claro para a população que em uma obra tão complexa como esta do BRT, é preciso seguir um cronograma para evitar erros futuros e no meio da obra, esta ter que ser interrompida. “A prefeitura tem trabalhado para executar um serviço de qualidade para a população belenense. Em nenhum momento a obra esteve parada, apenas estivemos cumprindo o cronograma”, explica Adinaldo Oliveira.

Texto: Danielle Zuquim
Foto: Ascom Seurb
Secretaria Municipal de Urbanismo (SEURB)