Prefeitura investe na ampliação da sinalização e malha cicloviária garantindo segurança no trânsito de Belém

Nesses dois anos e meio, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), amplia a sinalização das vias da capital, garantindo maior segurança no trânsito aos condutores (motos e carros), ciclistas e pedestres. O projeto de sinalização é elaborado com base no Manual Brasileiro de Sinalização do Conselho Nacional do Trânsito (Contran).

Ampliação da sinalização

Esse crescimento se constata na medida em que se faz um comparativo. Em todo o ano de 2022 foram executados 26,60 Km de sinalização viária. Enquanto que, em 2023, já foram sinalizados 27,53 km de vias. Para agosto, estão previstas a revitalização e implantação de sinalização viária numa extensão de 9,9 km de vias.

Cronograma de ação

Dentro dessa previsão está a sinalização da travessa Antônio Barreto, no trecho entre as avenidas José Bonifácio e Visconde (Doca) de Souza Franco, que está sendo sinalizada em seus 2,13 km. Em andamento, a revitalização da sinalização da avenida Dr. Freitas, entre as avenidas Almirante Barroso e Senador Lemos, incluindo a colocação de tachões nas ciclofaixas.

A travessa Doutor Moraes, da José Malcher até a Fernando Guilhon, passará por revitalização da sinalização em 1,49 km de extensão. Está prevista a nova sinalização e ciclofaixa da avenida José Bonifácio, da Silva Castro até a Bernardo Sayão, numa extensão de 1,10 km. Já a avenida Visconde (Doca) de Souza Franco receberá revitalização de toda sinalização, incluindo a ciclofaixa, desde a avenida Marechal Hermes até a avenida Boaventura da Silva.

Nova Senador Lemos

No início da madrugada de sexta-feira, 26 de maio, a Prefeitura Belém, por meio da Semob, começou a implantação do projeto de revitalização da sinalização viária e implantação de ciclofaixas na nova avenida Senador Lemos. Essa primeira fase do projeto já foi concluída, compreendendo o trecho entre a avenida Dr. Freitas e a travessa Mauriti, numa extensão de 1,8 km, no bairro da Sacramenta.

O prefeito Edmilson Rodrigues acompanhou o início da obra de sinalização da avenida, em maio. Na época, ele comentou sobre o projeto de sinalização viária e execução da malha exclusiva para ciclistas, com a sinalização de ciclofaixas da Semob. “Estamos fazendo a sinalização e implantando ciclofaixas, além de iluminação moderna. É uma cidade bem cuidada para levar dignidade e cidadania a todo povo de Belém”.

“A obra inclui ciclofaixas e implantação de sinalização turística, todo um projeto diferenciado para atender à nossa população com mais segurança”, observou a superintendente da Semob, Ana Valéra Borges.

Dentro desse projeto de ampliação da sinalização viária, a Semob dá continuidade, a partir deste mês, em mais 1.08 km da avenida Senador Lemos, no trecho entre a Mauriti e Magno de Araújo. A referida avenida também está sendo sinalizada no trecho entre a Dr. Freitas até o Parque da Cidade, em construção, no antigo Aero Clube, correspondendo a 440 metros, totalizando uma extensão de 3,32 km revitalizados, da Senador Lemos nessas três fases.

Novidades – A Semob inova na sinalização de faixas de pedestres com a utilização de material termoplástico pré-formado, utilizado para demarcações de vias, que pode ser aplicado facilmente, não sendo necessária a utilização de máquinas.

O laminado, como é chamado esse material, está em teste em alguns cruzamentos, garantindo maior durabilidade da sinalização. Já foi implantado nas vias em frente ao Hangar – Centro de Convenções, na avenida Dr. Freitas nas esquinas com as avenidas Pedro Miranda e Senador Lemos, bem como, em duas faixas localizadas em frente ao Solar da Beira, e no Boulevard Castilhos França com a travessa Frutuoso Guimarães.

Outras novidades em 2023, dizem respeito às faixas zebradas nas ciclofaixas, que garantem maior segurança aos ciclistas por aumentar o espaço entre os condutores na via, e a implantação de ciclorrota, espaço compartilhado entre veículos e bicicletas, em via de fluxo reduzido, com velocidade permitida de até 40km/hora.

Ampliação da Malha cicloviária – Entre 2021 e julho de 2023 houve um crescimento de quase 30 km (29,82 km) na malha cicloviária de Belém, totalizando atualmente, uma extensão de 139,58, que consiste de ciclofaixa, ciclovia e ciclorrota.

É a Prefeitura de Belém cumprindo o compromisso de aumentar e interligar as faixas exclusivas, garantindo maior segurança ao ciclista. “Não é somente ampliar a quilometragem, mas promover a conexão entres as ciclofaixas implantadas. Não adianta pulverizar e não facilitar o deslocamento na cidade. Um dos pontos principais desses novos serviços é a conexão nessa rede cicloviária”, defende a superintende da Semob, Ana Valéria Borges.

Vias previstas – Dentro do cronograma estão previstas para receber ciclofaixas a travessa Domingos Marreiros, as avenidas Generalissimo Deodoro (Bernal do Couto até a rua dos Mundurucus), José Bonifácio (Paes e Souza até a Bernardo Sayão) e Padre Eutiquio (Mundurucs até a Bernardo Sayão).

Ciclorrotas – Em 2023, a Semob implantou 6,34 km de ciclorrotas, espaço compartilhado em via de fluxo reduzido, onde bicicleta e veículos dividem a rua, com a sinalização indicando a preferência do ciclista na pista.

Até o momento, as vias que já receberam ciclorrotas foram a Magno de Araújo (Senador Lemos e Pedro Álvares Cabral), Rua da Bateria (Mosqueiro), nas ruas D. Assis, D. Malcher, Félix Roque, Rodrigues dos Santos, D. Bosco, Ângelo Custódio, Siqueira Mendes, Gurupá, Cametá, Capitão Pedro Albuquerque (Cidade Velha) bem como, as ruas Joaquim Fonseca e Euclides da Cunha (Castanheira).

Texto:

Rosangela Gusmao