Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Prefeitura investe R$ 11,5 milhões em iluminação, sinalização e pavimentação na Pedreira e na Sacramenta

A Prefeitura de Belém, por meio de diversos órgãos, avança em ações de urbanismo, saneamento, iluminação, mobilidade e outras iniciativas pela cidade, como na nova avenida Senador Lemos e área ao entorno.

Na noite desta quinta-feira, 25, o Governo Municipal entregou aos moradores – toda concluída e moderna – a iluminação pública da passagem São Sebastião, no bairro da Pedreira.

E ainda, por volta da meia-noite de quinta, 25, para o início da madrugada de sexta-feira, 26, a Prefeitura, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), começou a implantação do projeto de revitalização da sinalização viária da nova avenida Senador Lemos.

O primeiro trecho envolve a Senador Lemos, entre a avenida Dr. Freitas e a travessa Mauriti, numa extensão de 1,8 km, no bairro da Sacramenta. Essa primeira fase do projeto deve ser concluída em três semanas.

Mobilidade

“A população terá uma Senador Lemos totalmente drenada, ou seja, sem alagamentos e asfaltada”, explicou o prefeito Edmilson Rodrigues, que acompanhou as obras no início da madrugada desta sexta-feira. “Agora estamos fazendo a sinalização e implantando 10 km de ciclofaixas, além de iluminação moderna. É uma cidade bem cuidada para levar dignidade e cidadania a todo povo de Belém”.

“A obra inclui ciclofaixas e implantação de sinalização turística, todo um projeto diferenciado para atender à nossa população com mais segurança”, comenta a superintendente da Semob, Ana Valéria Borges.

O projeto de revitalização da sinalização viária da nova avenida Senador Lemos acontecerá em três etapas. A primeira é a que começou hoje.

3 mil pontos de iluminação

Mais de 20 pontos tiveram a iluminação modernizada na passagem São Sebastião, no trecho entre a nova avenida Senador Lemos e a passagem Nossa Senhora Auxiliadora.

Desde o início de 2023, foram instalados mais de 3 mil pontos da nova iluminação pública de LED em diversas ruas da capital. Bairros como Pedreira, Jurunas, Tapanã, Parque Verde e Terra Firme estão recebendo a modernização da iluminação pública.

O titular da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Deivison Alves, destaca que o principal objetivo, hoje, é garantir iluminação de qualidade na porta das casas das pessoas, principalmente nas pequenas vilas, alamedas e passagens de Belém.

“Estamos atendendo ao pedido do prefeito Edmilson Rodrigues, que é instalar iluminação de qualidade para atender a todos e todas. Quando a gente traz iluminação, traz qualidade de vida e ajuda a garantir com que tenhamos mais segurança, sobretudo para as mulheres”, afirma Alves.

Drenagem e pavimentação

Os serviços de drenagem profunda e pavimentação previstos no projeto da nova Senador Lemos já estão concluídos.

São mais de 6.700 toneladas de asfalto novo em quase 4 quilômetros e meio (4.400m) de via. Em toda a extensão foram refeitos o meio fio e a linha d’água. Também foram recuperados diversos bueiros e poços de visita, o que permitiu o nivelamento da avenida.

A obra de drenagem profunda foi feita no trecho entre Alferes Costas e Dr. Freitas, o que eliminará os pontos de alagamentos que existiam no local.

O custo total da obra, incluindo os serviços citados da Sesan e da Semob, mais os serviços executados ou em andamento de outros órgãos da Prefeitura, está em média orçado em R$ 11,5 milhões.

Texto:

Prefeitura Municipal de Belém

Redes Sociais