Prefeitura lança campanha “Não é Não” para combater o assédio contra as mulheres

O estacionamento do Ver-o-Peso foi palco para uma grande ação para celebrar o dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. A  Prefeitura de Belém promoveu, das 8h às 12h, uma manhã de serviços gratuitos voltados às áreas da saúde, assessoria jurídica, de beleza, nutricional e apresentação cultural.

Durante o evento a Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel) e da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), lançou a campanha permanente “Não é Não”, ação que visa o combate à importunação sexual no transporte coletivo.

A vendedora Nadir Cantão, de 26 anos, moradora do conjunto Promorar, acompanhada da filha Emanuella, de 3 anos, chegou por volta das 8h30 para garantir atendimento em todos os serviços disponibilizados e elogiou ação.

“Eu gostei muito da ação. Vim cedo pra cá para fazer exame de verificação de pressão, glicemia e ainda me consultei com a nutricionista”, disse Nadir, em tom de comemoração.

Prefeitura de Belém apresenta políticas públicas destinadas às mulheres no Ver-o-Peso

A escolha do mercado do Ver-o-Peso para a realização do evento ocorreu pelo fato do espaço estar localizado na área central da capital paraense e possibilitar uma grande circulação de pessoas de vários bairros da cidade, entre elas, mulheres que transitam ou trabalham na área. Ou seja, um lugar ideal para a Prefeitura de Belém mostrar todos os serviços municipais destinados às mulheres.

“Com essa ação aproveitei para ver como está a minha saúde. Fiz uma consulta nutricional e tá tudo certo. E agora sei quais alimentos necessários pra mim. Foi muito bom e vai me ajudar muito”, contou a moradora do bairro do Guamá, Evalda Pena, de 57 anos.

As mulheres puderam apreciar no local também a apresentação do grupo de dança da Prefeitura de Belém, Mairi dos Povos, que levou o público a participar de uma roda de carimbó feita por jovens de 11 e 12 anos.

A programação do Dia da Mulher no Ver-o-Peso encerrou com o grupo Pagode das Meninas, animando os transeuntes da área.

Lançamento da Campanha “Não é Não”

Como parte da programação de 8 de Março, a Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria Municipal de Belém (Combel), lançou mais uma política de combate ao assédio às mulheres do município. A campanha permanente “Não é Não”, para combater à importunação sexual no transporte coletivo.

A campanha foi planejada pela Combel com a colaboração da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), desenvolvida a partir das ocorrências recebidas na Combel sobre os casos de importunação sexual no transporte coletivo em 2021.

“Todas nós mulheres que utilizamos o transporte coletivo já passamos por uma situação de importunação sexual. Por muito anos esse tipo de violação foi visto como algo normal. Mas isso não será mais visto dessa forma, porque não vamos aceitar nenhum tipo de assédio nos ônibus”, afirmou a titular da Combel, Lívia Noronha.

Segundo ela, “é preciso educar para que esse tipo de assédio não ocorra mais e, por isso, estamos aqui lançando a campanha. Todas as mulheres  deverão ser respeitadas onde elas estiverem e denunciar essa importunação sexual”.

O prefeito de Belém,  Edmilson Rodrigues, participou da programação e afirmou “quanto mais as mulheres ocuparem o papel de protagonistas mais chegaremos a essa situação estrutural do fim de todas as formas de exploração e opressão. Viva às mulheres do mundo inteiro, porque em quase todos os países são vítimas da violência estrutural”.

Ele comentou, ainda, que “um governo municipal tem obrigação de desenvolver políticas para reverter esse quadro de violência que afeta a mulher”. Como exemplo, o prefeito Edmilson lembrou que a Prefeitura de Belém, por meio do programa de renda cidadã Bora Belém, benefecia 15 mil famílias, dessas nada menos que 13 mil são comandas por mulheres.

A representante do Movimento Pretas Paridas da Amazônia – mulheres empreendedoras – e do Centro de Estudo e Defesa do Negro (Cedenpa), Maria Luiza Carvalho Nunes, externava satisfação por testemunhar a iniciativa da Prefeitura de Belém em levar os serviços de saúde e assessoria jurídica às mulheres do Ver-o-Peso.

“O Dia da Mulher são todos os dias e aqui está repleto de mulheres pretas empreendedoras. O Ver-o-Peso é de mulheres pretas, então ao incluir nós mulheres nas políticas da Prefitura de Belém é uma demonstração de respeito às erveiras, vendedoras de perfumes e as que se dedicam ao trabalho artesanal”, concluiu Maria Luiza, que expõe os artesantos produzidos pelo movimento.

Texto: Joyce Assunção

Foto: