Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Prefeitura leva a moradores de Mosqueiro emissão gratuita de vários cartões ao transporte público municipal

A Prefeitura de Belém realizou nesse sábado, 22, ação itinerante na Escola Lauro Chaves, na Baía do Sol, em Mosqueiro, de emissão de vários cartões que garantem mobilidade urbana a quem mais precisa, como o cartão Passe Fácil.

Os serviços são coordenados pela Coordenadoria de Atendimento ao Usuário (Coau) da Semob, em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Belém (Setransbel).

Busca foi intensa

Uma fila se formou desde cedo em frente à escola municipal. Eram moradores da Baía do Sol e dos bairros adjacentes, em busca de atendimento aos serviços itinerantes de emissão do Passe Fácil de meia-passagem (1ª e 2ª vias), Sênior (1ª e 2ª vias), agendamento de 1ª via e 2ª via do cartão Especial e credencial para vaga de estacionamento.

Oportunidade

“Excelente a iniciativa. Moro no Sicurijuquara e aproveitei para agendar a perícia para a 1ªvia Especial para meu esposo”, comentou a dona de casa Palmira Monteiro Cardias. O marido dela, Lucivaldo Cardias, faz tratamento de saúde no bairro de Maracajá e precisa, também, se deslocar de ônibus com frequência para Belém. “Com a gratuidade, vai facilitar pra gente, é uma economia importante com passagem de ônibus”, completou Palmira.

“Esse atendimento é necessário aqui na Baía do Sol”, pontuou o universitário de Psicologia João Pedro do Vale, que iria solicitar a 2ª via da meia-passagem. “Faz cinco meses que perdi o meu cartão no ônibus e não tive a oportunidade de tirar outro”, observou o estudante, lembrando que agora paga inteira e o custo diário com passagens chega a R$ 40 para se deslocar até a universidade.

Pertinho de casa

“Aproveitei porque não é todo dia que se tem uma ação dessa tão pertinho de casa”, disse João Pedro, acompanhado do irmão menor João Heitor, que iria solicitar a 1ª via da meia-passagem.

“Não poderia perder essa oportunidade de solicitar a meia-passagem tão perto de casa”, pontuou a estudante Tamara da Silva, na fila à espera do atendimento para a filha Talia, de 8 anos.

Tamara também iria aproveitar para verificar a situação da meia-passagem dela, que já teve o benefício meses atrás. Ela estava acompanhada da irmã Tatiane Silva e da sobrinha Taissa, de 10, que iria solicitar também a 1ª via da meia-passagem.

Atendimentos

No horário de 9h às 13 horas, foram realizados 117 atendimentos.

Desse total, foram 55 para 1ª via e quatro para a 2ª via de meia-passagem. Três agendamentos de 1ª via, três de 2ª via do cartão Especial, oito solicitações de 1ª via e uma de 2ª via do cartão Sênior. E ainda quatro atendimentos de biometria facial, 12 alunos sem informação no sistema ou com documentação incompleta e 27 informações gerais.

Ação itinerante

A ação da Semob está ocorrendo em Mosqueiro, aos sábados, durante o veraneio e período de férias escolares. A próxima ação ocorrerá no sábado 29, na Escola Maroja Neto, sempre de 9h às 13 horas.

“A ação itinerante da Semob facilita aos moradores, usuários do sistema de transporte, com a emissão dos cartões de forma rápida e tranquila, próximo de casa”, incentiva a coordenadora da Coau, Patrícia Ellen da Conceição. Segundo ela, é também uma forma de aproximar a comunidade dos serviços da Prefeitura por meio da Semob.

Texto:

Rosangela Gusmao

Redes Sociais