Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Prefeitura leva serviços de cidadania gratuitos a moradores da Marambaia

O estudante universitário Lucas Ferreira, de 18 anos, não escondeu o orgulho de ter emitido a sua primeira carteira de trabalho. Lucas participou da Ação Belém Cidadã, promovida pela Prefeitura de Belém, na manhã deste sábado, 22, e que levou diversos serviços de secretarias municipais à praça Dom Alberto Ramos, no bairro da Marambaia.

A ação ofereceu serviços gratuitos, como a emissão da Carteira de Trabalho Digital, com cadastro no Sistema Nacional de Emprego (Sine), por meio da Secretaria Municipal de Economia (Secon) e Portal do Trabalhador.

“O acesso a esses serviços é um pouco complicado para quem mora em bairros distantes. Eu consegui tirar minha carteira de trabalho digital, é a minha primeira, por isso estou super satisfeito”, comentou Lucas Ferreira, que mora na Marambaia.

Programação – A ação contou também com educação ambiental e entrega de mudas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma); coleta seletiva, em parceria com cooperativas, e orientação para reciclagem; brincadeiras e jogos promovidos pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sejel); e orientação as pessoas sobre o programa Terra da Gente de Regularização Fundiária.

Além de atendimentos de meia passagem, cartão sênior, passe especial, educação para trânsito e atendimento a mototaxistas pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, acompanhou a ação. O gestor municipal destacou a necessidade da ação de cidadania que a Prefeitura vem levando a diversos bairros.

Cidadania – “A Marambaia é um bairro importante. É mais uma ação, que é realizada em vários bairros, levando serviços de diversas secretarias. Vai desde a economia solidária, o microcrédito, vacinação, retirada de documentos, como a meia passagem. É um programa de cidadania”, comentou.

Moradora da passagem Iracema, na Marambaia, a autônoma Suzileia Sanches, de 33 anos, saiu satisfeita da ação ao conseguir fazer o cadastrado para a meia-passagem de estudante do filho.

“Muito bom o serviço que ofereceram aqui. Estava há meses tentando tirar essa carteirinha dele e agora consegui. Moro bem perto daqui e não tive trabalho”, comentou.

Saúde –  Também foram ofertados serviços de saúde, como consultas médicas, odontológicas e de enfermagem; testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs); vacinação; preventivo (PCCU); encaminhamento para mamografia, exames e prevenção e controle de hipertensão.

O auxiliar de serviços gerais Flávio de Souza, de 43 anos, aproveitou para rezar um consulta odontológica que não fazia há dois anos.

“Eu fiz um serviço odontológico de limpeza e um curativo no meu dente. Tem dois anos que não conseguia ir ao dentista, por diversos motivos. Vi essa ação da prefeitura e aproveitei. Eu aprovo muito essa vinda da prefeitura nos bairros, a Marambaia precisava”.

Texto:

Victor Miranda

Redes Sociais