Prefeitura mantém operação para garantir fiscalização e segurança na travessia Icoaraci-Outeiro

Agentes de trânsito e de transporte da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) continuam trabalhando para assegurar o transporte para as pessoas afetadas com a interdição da ponte do Outeiro. A estrutura teve um pilar atingido por uma balsa e desabou, na manhã de segunda-feira, dia 17.

Logo após o acidente, em parceria com o governo do Estado, a Prefeitura de Belém disponibilizou um ferry-boat e uma balsa com rebocador na travessia Icoaraci-Outeiro, que ocorre no porto da balsa, localizada no final da 7ª Rua de Icoaraci.

Implantação de linhas – Para garantir a interligação dos bairros aos pontos de travessia hidroviária, a Semob fez também alteração na rede de transporte de Outeiro, com implantação de linhas circulares que levam os usuários ao ponto de travessia, localizada no final da praia da Brasília, de onde saem as balsas para Icoaraci.

A Semob também implantou um ponto de embarque/desembarque do transporte público de ônibus no final da 7ª Rua de Icoaraci, para onde convergem vários ônibus que fazem linha para São Brás, Presidente Vargas e Ver-O-Peso à espera dos passageiros que desembarcam das balsas. Além disso, a Semob implantou um ponto fixo de fiscalização de transporte e de trânsito, em Icoaraci, na 7ª Rua, e em Outeiro, no final da praia Brasília.

Segurança – Para garantir a segurança de pedestres e condutores de carro e de motocicletas no momento do embarque e desembarque, bem como a organização, orientação e fiscalização do trânsito, a Diretoria de Trânsito conta com cinco equipes com quatro viaturas, orientando e fiscalizando o trânsito em três pontos localizados na Rua Lopo de Castro com a 2 de Dezembro (7ª Rua), Rua Cruzeiro com Santa Isabel (6ª Rua), em Icoaraci. Já em Outeiro, o ponto de fiscalização é na saída da balsa, na Brasília.

A operação do trânsito na área da travessia está sendo feita com bloqueios de vias com a intenção de facilitar o fluxo de pessoas e de veículos na área de acesso à rampa de embarque e desembarque. “A operação visa a segurança dos pedestres, condutores e motociclistas, evitando o tráfego de veículos que não vão atravessar”, explicou o diretor de Trânsito, Roberto Broni.

Orientação e fiscalização – A Diretoria de Transporte conta com equipes em cada ponto de embarque e desembarque em Outeiro e em Icoaraci, que foram implantados pela Semob. “Quando os passageiros descem da balsa, eles são orientados a se dirigir até a Rua do Cruzeiro com a Santa Izabel, onde se encontra o ponto de ônibus”, informou o coordenador de fiscalização e vistoria (CFVI), Raimundo Rodrigues Neto. Segundo ele, além da orientação e organização das filas, os agentes de transporte fazem a fiscalização quanto aos horários de saída e na liberação dos veículos.

A Semob também participa da sala de situação montada no Centro Integrado de Comando e Controle (Ciop). Nesta terça-feira, 18, à tarde, houve reunião para discutir medidas para melhorar a operação de travessia para o Outeiro, com os demais órgãos de segurança pública como Secretaria de Transporte, Polícias Civil e Militar, Detran, Guarda Municipal Defesa Civil estadual e municipal, Capitania dos Portos, Grupamento Fluvial e Arout.

Travessia – numa ação conjunta com Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos, Arcom, Defesa Civil Municipal, Polícia Militar, Detran, Guarda Municipal, a travessia está sendo feita gratuitamente por duas embarcações cedidas pelo Governo do Estado, um ferry-boat e uma balsa com rebocador, que estão operando 24 horas.

O traslado, de uma margem para outra, dura sete minutos. A demora maior é no embarque e desembarque, que devem ser cuidadosos. O embarque demora cerca de 30 minutos, pois, segundo o diretor de Trânsito, tem que organizar os passageiros, para depois, permitir a entrada dos carros, que devem manobrar para entrar de ré e, por fim, as motocicletas. O desembarque leva em média 20 minutos. Só depois de concluído o desembarque é que a embarcação começa novo embarque.

O ferry boat tem a capacidade para 400 passageiros e 45 veículos pequenos. Já a balsa com rebocador tem a capacidade para 180 passageiros e 30 veículos pequenos. Na manhã desta terça-feira, dia 18, houve um atraso na travessia, no meio da manhã, por conta da obra de pavimentação feita na rampa da margem de Outeiro.

Resposta rápida – O mototaxista Efraim Andrey Silva Reis falou sobre a espera para embarcar, mas aprovou a resposta rápida dada pelo Governo e Prefeitura, no sentido de viabilizar a travessia dos moradores de Outeiro, de forma emergencial. “Apesar do sufoco, temos como atravessar graças a essa medida de garantir logo o ferry-boat”, explicou.

“Demora um pouco. Depende da maré. É cansativo, pois estou vindo de um plantão no Hospital do Pronto Socorro, mas, pelo menos, temos o serviço de travessia”, disse o auxiliar de serviços gerais Marcos Oliveira.

“A minha irmã, Mariele dos Anjos, trabalha num supermercado em Belém e preferiu não voltar para Outeiro quando soube do acidente, mas ela soube da travessia por balsa e vai arriscar voltar para casa”, disse Marcos Oliveira, ressaltando que essa fase é de ajustes e acredita que vai melhorar.

A doméstica Iná Pereira Alves foi até o porto da balsa, na noite desta segunda-feira, 17, mas desistiu de atravessar porque havia muita gente. Na manhã desta terça-feira, 18, ela atravessou para Outeiro, onde iria resolver um problema na escola da filha. “Ninguém esperava que ocorresse o acidente com a ponte. Tem fila, mas, graças a Deus tem balsa para atravessar, não ficamos no isolamento”, concluiu.

Texto: Rosângela Gusmão

Foto: Ascom Semob