Prefeitura realiza ação de entrega dos cartões Passe Fácil em Mosqueiro neste sábado, 2

Na manhã deste sábado, 2, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), realizou a entrega dos cartões Passe Fácil solicitados durante ação itinerante ocorrida em Mosqueiro, no mês de julho. No horário das 9h às 13h, foram entregues 238 cartões.

A entrega foi realizada na escola Abel Martins, no bairro Carananduba. Do total de cartões entregues, 206 foram de meia-passagem, 20 cartões Sênior, dois cartões Especial, três credenciais de vaga para estacionamento entregues e 5 pendências resolvidas.

Itinerante Mosqueiro – as ações itinerantes foram realizadas no mês de julho, dentro da programação Tamo Junto no Verão 2023, da Prefeitura de Belém, com o objetivo de facilitar o acesso da população de Mosqueiro aos serviços de emissão dos cartões de meia-passagem (1ª e 2ª vias), Sênior (1ª e 2ª vias) e Especial (agendamento de 1ª via e 2ª via ), além de credencial de vagas especiais para estacionamento.

Os atendimentos ocorreram em quatro sábados de julho, nos dias: 8 e 13 na Escola Abel Martins (Carananduba); 15, na Escola Remígio Fernandez; 22, na Escola Lauro Chaves (Baía do Sol); e 29, na Escola Maroja Neto (São Francisco).

Serviços descentralizados – As ações são coordenadas pela Coordenadoria de Atendimento ao Usuário (Coau) da Semob, em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Belém (Setransbel).

“Com a entrega dos cartões Passe Fácil, a Prefeitura cumpre mais uma etapa desse atendimento em Mosqueiro, cumprindo o objetivo de aproximar essa prestação de serviços da Semob dos moradores dos distritos “, pontuou Patricia Ellen da Conceição, coordenadora do Coau).

“Através da ação itinerante, a Semob avança nesse atendimento, alcançando mais pessoas que necessitam desses serviços, que apresentam dificuldades financeiras ou não têm tempo para se deslocar até a Aldeia Cabana”, completou a coordenadora.

Acesso facilitado – “Essa ação da Prefeitura é muito importante. O atendimento é facilitado e próximo de casa”, disse o pedreiro Luís Paixão do Nascimento, morador do bairro Baía do Sol. Ele aproveitou o sábado para buscar o cartão Sênior dele e o de meia-passagem do neto Victor Hugo do Nascimento.

O autônomo Edison Cardoso de Moraes aprovou a ação itinerante, pois, chegou próximo da casa dele. “Pude solicitar e receber os cartões de meia-passagem das minha filhas perto de casa”. Ele estava acompanhado da filha Taissa Vitória dos Santos, de 16 anos.

Mais economia – Os moradores economizaram tempo e dinheiro, pois, não precisaram se deslocar até a Aldeia Cabana, na Pedreira, para solicitar e receber os cartões Passe fácil. “Foi muito bom. Facilitou bastante e o atendimento foi ótimo”, pontuou Amanda Oliveria, que buscou o cartão de meia-passagem do filho Cauã. “Mais economia pra gente”, completou.

A dona de casa Maria Antônia Soares da Silva também aprovou a ação itinerante em Mosqueiro. “Foi bom pela proximidade de casa e, agora, a gente vai economizar mais ainda no transporte”, observou, acompanhada dos netos Alessandra, de 9 anos, e Adriano, de 11, que foram receber seus cartões estudantis.

Gratuidade garantida – Mesmo aos 66 anos, a dona de casa Ilda Pereira Coelho sempre pagou passagem de ônibus. “Nem sempre os motoristas aceitam a carteira de identidade”, explicou.

Por isso, dona Ilda, moradora da Baía do Sol, aproveitou a ação itinerante para solicitar o cartão Sênior e hoje foi buscá-lo. Agora, pode ter acesso a um direito garantido da gratuidade no transporte coletivo por ônibus.

“Mais economia no transporte do meu neto e agora, já posso usufruir da gratuidade, um direto garantindo”, completou o pedreiro Luís Paixão do Nascimento.

Texto:

Rosangela Gusmao