Prefeitura realiza ação de entrega dos cartões Passe Fácil na Escola Parque Bolonha, em Águas Lindas

Na manhã deste sábado, 27, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), entregou cartões Passe Fácil solicitados pelos moradores do bairro Águas Lindas, durante ação itinerante que ocorreu no mês de novembro. A entrega foi realizada na Escola Municipal Parque Bolonha.

No horário das 8h30 às 12h foi entregue um total de 65 cartões, dos quais 45 foram meia-passagem, nove Passe Sênior, um agendamento para Passe Especial, uma credencial de estacionamento, seis pendências resolvidas e três orientações em geral.

Facilidade – A entrega ser feita dentro do bairro, próximo dos cidadãos que têm mais dificuldade de ir até os postos de atendimento, é essencial para garantir um direito deles: acesso aos passes sênior e especial, que garantem a gratuidade para idosos e pessoas com deficiência (PCD), respectivamente, além da meia-passagem para os estudantes e também o acesso às vagas especiais de estacionamento para idosos e PCD, por meio da credencial.

A diarista Lucinéia Araújo, fez 60 anos e aproveitou a ação em novembro para emitir o seu cartão sênior. Segundo ela, às vezes é necessário usar o transporte por ônibus pelo menos quatro vezes ao dia, dependendo do bairro onde irá trabalhar. “Agora acabou o estresse para embarcar, às vezes os cobradores não acreditam que eu já tenho 60 anos. Vou usar esse cartão muito bem e aproveitar esse direito meu”, contou.

“É importante pra eu ir pra escola. Pagar meia-passagem ajuda bastante e receber aqui ajudou muito também, não foi preciso ir no posto de atendimento”, disse a estudante Samille Vitória, que chegou cedo para buscar o cartão.

Tatiane de Moraes foi acompanhar a filha, Danielle, para receber a meia-passagem e as duas ficaram empolgadas, pois o cartão representa uma economia para o bolso, porque a escola fica mais no centro de Belém. “Ela vai e volta acompanhada comigo, então essa carteira daqui vai ser essencial enquanto ela estiver estudando”, disse Tatiane.

Parceria – Assim como a emissão dos cartões, a entrega também foi realizada pela Coordenadoria de Atendimento ao Usuário (Coau) da Semob, em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Belém (Setransbel). “Muitos têm dificuldade de deslocamento, especialmente durante os dias úteis. Então, os usuários aproveitam a oportunidade de ter essas ações perto de suas casas”, explicou a coordenadora da Coau, Patricia Ellen da Conceição.

Texto:

Amanda Mardock