Prefeitura realiza levantamento em áreas atingidas pela ventania

A Prefeitura de Belém, por meio da Defesa Civil do Município, realiza desde o início da manhã desta quarta-feira, 27, um levantamento das casas atingidas por um princípio de tornado, na tarde desta terça-feira, 26, nos bairros do Tapanã, Cordeiro de Farias e Pratinha II. As primeiras informações apontaram que no entorno Conjunto Aldo Almeida, no Tapanã, mais de cem casas foram afetadas pelo fenômeno.
Somente no Tapanã, até o final da manhã de hoje foram realizadas 34 vistorias, pela Defesa Civil. Mais especificamente, na rua São Clemente e nas alamedas Sucurpira e Aquariquara. A Escola Municipal Alda Eutrópio também foi atingida.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e a Coordenadora da Defesa Civil, delegada Christiane Ferreira, estiveram em reunião na manhã de hoje para deliberação das ações de ajuda às comunidades. Além da Defesa Civil, a Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) e as secretarias de Saneamento (Sesan), de Meio Ambiente (Semma) e de Educação (Semec) trabalham para atender as famílias afetadas.
Assistência – A  Defesa Civil informou que montará um ponto de atendimento na quadra da Escola Municipal Professora Alda Eutrópio de Souza para oferecer assistência aos afetados. O Coordenador Operacional da Defesa Civil, Claudionor Corrêa,  disse que reuniu com a comunidade, com o objetivo de esclarecer sobre o serviço que será oferecido. “Nós vamos atender a todos. Já estamos atendendo. A gente precisa fazer um levantamento e dimensionar o que foi atingido para avançar o mais rápido possível”, explicou.
Maria da Graça da Silva, residente no Tapanã, relatou que por volta das 17h a casa dela, de dois andares, foi alvo do vendaval e o compartimento de cima ficou totalmente destelhado. Sem saber como, ela pedia ajuda, em caráter de urgência, por causa do esposo que é crônico-renal.
A líder comunitária do Aldo Almeida, Goretti Pantoja, informou que a maioria das casas sofreu algum tipo de prejuízo e, por isso, entrou em contato com a Defesa Civil Municipal. “Os telhados inteiros voaram, foi terrível. Eu liguei para a Defesa Civil, que acionou as secretarias e daí nós fizemos esse primeiro contato. Agora, nós estamos esperando entrarem nas casas que não têm condição de moradia”.
Os técnicos da Fundação Papa João XXIII estão no local, onde fazem a identificação das famílias para traçar um plano de atendimento assistencial para cada uma delas.
“Aquelas famílias que não têm condições, a Funpapa vai entrar com todo o apoio e serviço que temos disponíveis. Mas, primeiro é necessário uma identificação”, pontuou a coordenadora do Serviço de Proteção em Situação de Calamidade Pública da Funpapa, Lourdes Cunha.
Escola – Devido ao temporal da noite de terça-feira, 26, a Escola Municipal Profª Alda Eutrópio de Souza, no bairro do Tapanã, sofreu algumas avarias no telhado. De acordo com a Defesa Civil Municipal, a estrutura predial da escola não sofreu nenhum abalo e não há riscos de desabamento.
O telhado da escola foi a parte mais atingida pela ventania. Segundo Ana Carolina Simões, arquiteta e diretora do Departamento de Manutenção da Semec, que realizou hoje pela manhã, 27, uma visita técnica no local, a escola já está contemplada dentro de uma ata de manutenção. “Já temos um investimento separado para o reparo do telhado da escola, entre outras necessidades, como a ampliação na construção de mais uma sala de aula”, disse.
Ainda de acordo com a arquiteta, já foi feito o contato com a empresa construtora que fará os reparos emergenciais da escola, com previsão de início para essa semana. “Na escola será feita a revisão geral do telhado, se necessário a troca do madeiramento e outras manutenções”, acrescentou.
Pratinha – as equipes dos órgãos da PMB continuam ao longo da tarde fazendo vistoria nas áreas atingidas pelo vendaval. Neste momento, às 15h56, os técnicos se encontram no bairro da Pratinha.
Texto: Joyce Assunção (Comus)