Prefeitura realiza mais uma Ação Belém Cidadã, em Icoaraci, neste sábado, 28

A Prefeitura de Belém realiza no próximo sábado, 28, a Ação Belém Cidadã-Icoaraci, na Vila Sorriso. A programação envolve os serviços de todas as secretarias municipais e será realizada na Escola Liceu de Artes, à travessa Andradas, no bairro de Ponta Grossa, das 8h às 14h.

A Ação Belém Cidadã já foi realizada em diversos bairros de Belém, como Marambaia e Pedreira, e também no Ver-o-Peso.

“Os serviços incluem economia solidária, vacinação e retirada de documentos, como a meia passagem. É um programa de cidadania”, destacou o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.

Serviços sociais e saúde

Serão oferecidos serviços de Cadastro Único (CAD), além de atendimentos e orientações pela Fundação Papa João XXIII (Funpapa); acolhimento psicossocial e triagem para o serviço de saúde; e ações de identificação, prevenção e controle de hipertensão arterial e diabetes, por meio do Instituto de Assistência e Saúde de Belém (Iasb). O Centro de Zoonoses oferecerá o serviço de vacina antirrábica e cadastro para castração.

Passe Fácil e agendamento de perícia

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) vai disponibilizar os serviços de emissão da primeira e segunda via do Passe Fácil Estudantil e Sênior; segunda via do Passe Especial – PCD; agendamento para perícia da primeira via do Passe Especial – PCD; primeira e segunda via e renovação da Credencial de Estacionamento – PCD; e primeira e segunda via da Credencial Sênior.

Emissão de CTPS

A Secretaria Municipal de Economia (Secon) vai fazer a emissão de CTPS Digital e prestará informações sobre seguro desemprego e Intermediação de mão de obra.

A Agência Distrital de Icoaraci (Adic) fará a emissão de 100 RG’s.

Serviços e oficinas

Serão ainda disponibilizados serviços de orientação jurídica; e oficinas de tranças e turbantes, pela Coordenadoria Antirracista (Coant).

A Coordenadoria de Diversidade Sexual (CDS) vai fazer a distribuição de preservativos, panfletagem e orientações.

Já a Coordenadoria da Mulher (Combel) vai oferecer orientação jurídica para mulheres; acolhimento psicossocial (com assistente social e psicóloga); oficina de dança para mães, gestantes e bebês; pintura de barriga para gestantes; oficina de massagem shantala para bebês.

Regularização de imóveis

Serviços de orientação sobre o Programa Terra da Gente e Regularização de Imóveis no Município de Belém serão realizados pela Companhia de Desenvolvimento da Área Metropolitana de Belém (Codem).

A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) vai disponibilizar equipe de educação ambiental; oficina sobre boas práticas de resíduos sólidos; e pontos de coleta de materiais reciclados.

Na área ambiental, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) vai distribuir mudas e fazer ações de conscientização e educação ambiental.

Lazer e diversão

Para o lazer e a diversão, a Secretaria de Esporte e Lazer (Sejel) vai oferecer aulas de ginástica e dança.

Já a Guarda Municipal fará apresentação de sua banda, e ainda orientação do canil para cuidado com os pets e aula de defesa pessoal para mulheres.

O programa da Bacia da Estrada Nova (Promabem) dará detalhaes sobre o trabalho realizado na área da bacia.

A Secretaria de Coordenação Geral de Planejamento e Gestão (Segep) vai oferecer Oficina sobre dignidade menstrual e distribuição de absorventes, além de informações sobre o Programa de Participação Cidadã Tá Selado.

IPTU

A Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) vai disponibilizar a emissão de guia de IPTU do exercício 2023; emissão de guia de parcelamentos no exercício 2023; negociação e parcelamento de dívidas anteriores ao ano de 2023; solicitação de ITBI; guias de ISS; guias de TLPL; orientações sobre a utilização do processo eletrônico; orientações sobre emissão de certidão negativa.

É necessário estar com os seguintes documentos para os serviços da Sefin: Carteira de identidade; número do sequencial ou inscrição municipal; documento do imóvel, se tiver; comprovante de residência atual; procuração.

“A Ação Belém Cidadã é uma forma de a Prefeitura chegar diretamente ao cidadão, facilitando os serviços, economizando tempo e dinheiro para todos”, destaca o prefeito Edmilson. “Principalmente aos que mais precisam”.

Texto:

Victor Miranda