Desde o dia 1° de dezembro, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) integra a sala de videomonitoramento do Centro Integrado de Operações (CIOP), juntamente com representantes de outras forças de segurança no âmbito municipal, estadual e federal para melhorar o monitoramento de ocorrências de trânsito em Belém.
“Vamos trabalhar nesse primeiro momento de segunda à sexta-feira, no horário de 7 às 19 horas. E no fim de semana das 6 horas às 14 horas”, informa o supervisor de Trânsito da Semob, Isaías Reis, considerando que ainda estão em fase de adaptação.
Dois agentes de trânsito se revezam durante o plantão no CIOP. Isaías Reis explica que após o horário de plantão, as demais forças de segurança poderão acionar as equipes da Semob, em rondas noturnas e na madrugada para dar atendimento a ocorrências, se for o caso.
Maior agilidade
A Semob acredita que a parceria vai trazer vantagens como maior agilidade nos atendimentos a ocorrências de trânsito, monitoramento em tempo real das principais vias da cidade, maior segurança para os agentes e, por fim, maior troca de informações entre as forças de segurança na fiscalização de ocorrências.
“Hoje, temos uma incidência muito grande de agressões ou tentativa de agressão a agentes de trânsito em todo o Brasil, e aqui em Belém não é diferente. Com a Semob presente no CIOP teremos um tempo de resposta reduzido pela Polícia Militar e Guarda Municipal coibindo possíveis agressões aos nossos agentes de trânsito e transporte durante atendimento”, ressalta o Isaías Reis.
O Centro Integrado de Operações (CIOP) funciona na Avenida Almirante Barroso, esquina com a travessa do Chaco, no prédio que abrigou a sede da TV Cultura. No local, além da sala de câmeras de monitoramento, também funcionam uma sala montada especificamente para supervisionar grandes eventos, como o Círio e o Enem, e o Call Center, onde chegam as ocorrências pelos números 190 e 181.
“As ocorrências pelo telefone 190 são direcionadas para a segurança pública e as chegadas pelo 181 vão para a Polícia Civil, que distribuem cada um para suas áreas especificas”, explica a agente Mônica Souza, que também dá plantão no CIOP pela Semob. Ela ainda esclarece, que as ocorrências chegadas à Superintendência são da área da segurança pública.
250 câmeras monitoram Belém
São aproximadamente 400 câmeras distribuídas na Região Metropolitana de Belém, das quais, cerca de 250 estão instaladas nas principais vias da capital paraense. Um importante aliado tecnológico para expandir a presença da Semob nas ruas, garante Isaías Reis.
“Se a ocorrência for em local com câmera, já visualiza e se houver necessidade já aciona a PM para dar apoio, caso exija policiamento”, esclarece.
Texto: Leonardo Fernandes e Rosângela Gusmão
Foto: Ascom SeMOB